21 de novembro de 2011

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo


As leituras de ontem domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é Rei).
Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, e que os discípulos, todos nós, são chamados a construir na história,(através do amor e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.


1ª Leitura (Ez 34,11-12.15-17)

A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens.
Às vezes, fugimos de Deus e agarramo-nos a outros “pastores” fazendo deles o nosso líder, o nosso ídolo.
Uma certa cultura actual assegura-nos que só nos realizaremos se nos libertarmos de Deus e formos os guias de nós próprios.
O que escolhemos para nos conduzir à felicidade e à vida plena: Deus ou o nosso orgulho e auto-suficiência?


2ª Leitura (1 Cor 15,20-26.28)

Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação no “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-Se-á em tudo e actuará como Senhor de todas as coisas
Descobrir que o Reino da vida definitiva é a nossa meta final,  significa eliminar  o medo que nos impede de actuar na construção de um mundo novo. Quem tem no horizonte final da sua vida o Reino de Deus, deve comprometer-se na luta pela justiça e pela paz, sendo consequentes com Deus e com os homens nossos irmãos.


Evangelho ( Mt 25,31-46)

O Evangelho apresenta-nos,  o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulo acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos.
O Reino de Deus está no meio de nós! A nossa missão é fazer com que ele seja uma realidade bem presente no nosso mundo. Depende de nós fazer com que o Reino deixe de ser um sonho, para passar a ser uma realidade a crescer e a transformar o mundo e a vida dos homens.
Somos convidados, em nome do Senhor Jesus – Rei do Universo – a dar tempo, atenção e ternura aos “pequeninos” quantas vezes ignorados mas tão próximos de nós (no nosso prédio, no nosso bairro, na nossa cidade… e, quem sabe, até na nossa casa, comunidade cristã…) para assim sermos construtores do REINO, que como nos diz o Prefácio da Missa é:
“..um reino eterno e universal:
reino de verdade e de vida,
reino de santidade e de graça,
reino de justiça, de amor e de paz.”



.-.-.-.-.-.-.
Há 4 anos, no pontifical desta Solenidade, com estas mesmas leituras, sem mérito algum da minha parte, mas pela Graça Misericordiosa de Cristo Rei, o meu Bispo Ordenante entregando-me o Evangeliário pronunciou:
"Recebe o Evangelho de Cristo que tens a missão de proclamar. Crê o que lês; ensina o que crês; e vive o que ensinas"

Hoje, quero dar graças a JESUS CRISTO NOSSO SENHOR E REI DO UNIVERSO, por me ter chamado, através do ministério de Diácono a contribuir para a construção do Seu Reino, renovando o meu SIM ao BOM PASTOR.

(By José Carlos)

Um comentário:

Hannah disse...

Demos Graças! Um beijinho