22 de novembro de 2011

É apenas um exame...



Surprende-me e já há muito tempo, que pessoas que passam 20 anos da sua vida (para quem tem 25 anos é uma grande parte dela) a estudar fiquem nervosas quando têm de fazer um exame ou defender algo que fizeram. 
O tipico "Ah, pode correr mal" e coisas do género não colam... E então??? Se correr mal morres??? A tua vida deixa de fazer sentido???
É simples, um estudante faz exames e não se tem de sentir nervoso por isso!!! O que acontecerá então quando no futuro o patrão/chefe o chamar para falar com ele??? Borra-se nas calças???


Outra coisa que me surpreende (e isto sim só me apercebi no ultimo ano) é o facto das pessoas depositarem num unico exame toda a sua vida! Estou a falar do exame "Harrisson" a que os estudantes de medicina são chamados depois do ultimo ano! Para quem não sabe é com a nota deste exame que eles depois escolhem a especialidade. Apesar disto ser importante, que o é e eu não ponho em causa tem de se lhe dar o devido valor... Fazer deste exame uma meta, um objectivo é, a meu ver um erro!!! Haver um pré e um pós "exame Harrisson" é, deixem-me que diga, uma estupidez!!! Não há um antes e um depois... Se amanhã quem faz hoje exame é diferente do que é hoje é porque, independentemente da nota que tenha é BURRO!!!

É apenas um exame... é disso que se trata!!! Como já disse várias vezes, se o exame fizesse depender o facto de serem ou não médicos (ou seja, colocasse em causa 6 anos de universidade mais 3 anos a estudar no secundário como loucos para ter notas) eu ainda conseguia perceber, assim não consigo!

Todos os que hoje fazem exame JÁ SÃO MÉDICOS...


É apenas UM exame... depois de tantos é apenas mais um... 

De qualquer maneira, a todos os que fazem hoje exame desejo boa sorte, principalmente ao meu mano Armando.


2 comentários:

Hannah disse...

É esse exame que nos faz escolher por algo que nos realize mais ou menos... É esse exame que nos faz estar mais ou menos perto de casa...
Esse exame não é o fim do mundo, mas decide 4, 5 ou 6 anos da nossa vida (dependendo da especialidade escolhida)... Tal como na entrada p'ra faculdade também foram decididos 6 anos da nossa vida!

Efectivamente tem a importância que tem, mas num mundo competitivo e animalesco como se torna cada vez mais a medicina este exame é o reflexo "do mais forte"!
Eu por cá prefiro ficar com o título de Miss Simpatia :)

Vitor Hugo disse...

É para esse exame que trabalharam a vida toda, MAS NÃO É O BICHO PAPÃO


Resumir a vida a um antes e um pós exame é, a meu ver, muito redutor da realidade...