11 de novembro de 2008

Sem competência, sem classe, sem qualidade!

Pois é... é mesmo dele que vou falar hoje... Bruno Paixão! Este senhor é um mau, corrigindo, péssimo arbitro que vagueia pelos relvados do futebol português.
Nós já sabiamos disso, quem não se lembra dos famosos penaltis em Campomaior e outros que tal que este senhor vai fazendo...
Este fim de semana foi mais do mesmo... Cagou os pés todos. Estragou um jogo que nem estava a ser mau de todo. Um jogo que nem foi violento de todo consegue acabar com 14 amarelos e 3 vermelhos... Se tivesse havido cacete gostava de ver.

Lembro-me de algumas decisões completamente estupidas, erradas e ridiculas...
Na 1ª parte, o Liedson e o Postiga espetam cada um uma cotovelada ao Fucile... o arbitro vê, pois marca as respectivas faltas, mas não mostra cartão algum. O Lucho pára uma jogada de contrataque (com um puxão de camisola) e vê amarelo. Isto não é de estranhar, o de estranhar é o facto de apenas 3 minutos depois o Miguel Veloso parar um contra-ataque do Porto com uma ceifadela e não o ver também.


A 2ª parte ainda foi pior... O Polga rasteira o Hulk na área e... nada! O guarda-redes do Sporting abalrroa o Hulk na grande área e... nada outra vez! Em seguida expulsa o Caneira! A partir daqui mostrou cartões amarelos por tudo e por nada (excepto ao Rochembak, que deu cacete o jogo todo e saiu limpo) até expulsar o Pedro Emanuel. Relativamente a este lance a minha opinião é clara... não há motivo para amarelo!!! Quem quis ver na repetição (é exclarecedora e misteriosamente só passou uma vez) vê-se claramente que o Pedro Emanuel não toca no Moutinho, que mais uma vez se atira para cima do adversário, atira-se ao chão e começa a chorar como uma menina (acho que á raparigas que choram menos que ele), não havendo qualquer falta. O arbitro tinha de expulsar um jogador do Porto e saiu a rifa ao Pedro Emanuel. Depois o Rolando toca com a mão a bola dentro da área... mais uma vez népias! O Abel faz uma entrada por traz ao Rodriguez e... nada! O Patricio faz jogo perigoso sobre o Hulk e... porra, nada outra vez! Para acabar o ramalhete há um canto para o Porto muito contestado por adeptos e jogadores do Sporting. Assim que a bola é reposta em campo o arbitro marca falta ao Rolando... acontece que neste lance (com a bola já em jogo) o jogador do Porto leva não uma, mas duas cotoveladas na cara! Deve haver uma nova regra que proibe os jogadores de porem a cara em frente aos cotovelos do Rochembak.

Resumindo, foi um jogo emotivo, extremamente mal arbitrado! Os jogadores não dificultaram assim tanto a vida ao arbitro, mas ele com a sua falta de COMPETÊNCIA, falta de CLASSE e falta de QUALIDADE só fez asneiras!
Errou para os dois lados, é indiscutivel, mas o Sporting não se pode queixar dele, pois conseguiu (não digo que de proposito) ser mais beneficiado.
O que eu não percebo é como é possivel este senhor continuar a arbitrar e a ser arbitro internacional...

10 comentários:

Dogus disse...

Por outras palavras... para rir à gargalhada. Este árbitro é já reconhecido por isso. A história de Campo Maior é mesmo a mais conhecida, principalmente entre os tripeiros. É verdade que há lá uma série de penalties nesse jogo, mas se o árbitro visse a agressão do Jardel ao Jorge Soares não havia tantos, de certeza. Mas vamos falar deste jogo.

Também vi o jogo e o árbitro enganou-se às parvas para tudo quanto era sítio...

Começou mesmo na primeira parte. Lembro-me das duas cotoveladas mas, na minha opinião, apenas a do Postiga é para expulsão. A outra parece-me (estou a ser sincero) que não há intenção de bater no Fucile. Em todo o caso é verdade que o árbitro viu, portanto não há lugar a sumaríssimo, tal como no Bruno Alves na Naval (na federação acho que essa figura também não existe, por isso não há crise). De resto, acho que se devia dizer que o Postiga, para além de ter feito uma boa primeira parte (em que o porto foi completamente banhado, diga-se) passou mais de metade do tempo a mandar vir com tudo e todos, e isso também dá direito a cartão...

Quanto às jogadas do Lucho e do Veloso, não estou a ver quais foram.

A segunda parte então é para esquecer. Acho que o porto tem de se queixar de 2 penalties e o sporting de 1+1. Passo a explicar. O Patrício é que atira com o hulk ao chão e falta no mínimo o amarelo ao miúdo; e a cacetada que o Rolando leva nas trombas também é fixe. Na jogada do polga com o hulk acho que há um toque, mas depois do hulk ter pontapeado a bola com o pé direito e ela já estar quase na bancada.

E na outra área há a falta escandalosa do rolando (que se aproxima em termos de não marcação como estupidez à do patrício) e uma jogada do bruno alves com o abel. Na minha opinião não é penalty mas dá lugar a livre indirecto. Claramente o bruno alves obstrui o abel. Da mesma forma que já antes o caneira tinha obstruído o hulk (e levado bem o amarelo). Eu nunca consegui perceber muito bem a diferença entre obstrução e obstrução com contacto. Uma dá direito a livre directo e outra a indirecto. Na minha opinião, esta falta é uma obstrução normal, daí ser livre indirecto (a propósito disto, engenheiro, viste a paragem cerebral que deu acho que no van der saar no manchester-arsenal com um atraso?!?).

Eu também achei na altura a expulsão do caneira exagerada. Resta saber se o toque que ele deu no hulk foi intencional ou não. mas também aquela jogada mostra o desnorte da equipa de arbitragem...

Quanto ao pedro emanuel, não concordo com a má expulsão. é verdade que o moutinho se atira, rebola e faz trinta por uma linha (eu estou farto de dizer que ele faz isto TODOS os jogos, mas ninguém me liga...). Mas ele vai a varrer e acerta-lhe. Talvez (?) não seja para aquele estardalhaço todo, mas dá-lhe. Para além de que, na minha opinião, o primeiro amarelo do emanuel é a dar para o avermelhado. Curiosamente, e tu não falas disso, há uma entrada dura do Liedson do mesmo género que na minha opinião é também para vermelho e não para amarelo (é tal e qual à primeira do emanuel).

Sobre o lance do patrício com o hulk não me parece falta. é uma bola discutida. vais os dois mais duro ao lance, mas nem tudo tem que ser falta. Ok, o hulk deu mortal e meio (quase) mas isso também o moutinho faz. A jogada do abel sobre o rodri também não me lembro (e juro que não é por ser o rodriguez).

O que eu acho é que o verdinho é um bom jogador mas que tem dois grandes problemas. um é que me faz lembrar o romão a jogar à bola (é ou não é?). De vez em quando marca um golo (tal qual o romão). Outro é que dava para mergulhador. A cena do penalty mergulhado é hilariante, e mais ainda porque depois vem dizer que é mal expulso (e não foi o primeiro mergulho que fez, sejamos honestos).

Foi um bom jogo. Deu para cansar o pessoal (para mim interessa um pouco). Deu para meter jogadores fora de acção (na minha opinião talvez só o caneira tenha sido mal expulso, mas nem isso tenho a certeza). E um dos candidatos à vitória da taça tinha que acabar por sair...

Vitor Hugo disse...

Primeiro que tudo, o Jorge Soares nunca jogou no Campomaiorense, mas sim o José Soares.

Na minha opinião o lance do Polga com o Hulk é igual ao lance em Guimarães com o Aimar... é penalti!!! É o jogador que impede o outro de bem ou mal jogar à bola, portanto segundo as regras é falta!!!

O lance do Bruno Alves não me parece falta, pois o Bruno Alves já lá estava e o Abel é que se atira para cima dele...

Em relação à entrada do Liedson sobre o Bruno Alves, apesar de dura parece-me ser apenas para amarelo... Mesmo assim, se fosse ao contrário havia aí uma revolução e toda a gente vinha dizer mal do jogador do Porto. Como foi o Bruno Alves a apanhar está tudo bem.

Em relação ao Pedro Emanuel, para mim a repetição é mais que evidente... o Pedro Emanuel não ceifa o Moutinho e nem sequer é ele que provoca o contacto. É o Moutinho que não quer jogar a bola e provoca o contacto.

Em relação ao Moutinho também já digo há muito tempo que ele é um bebé chorão. Está sempre no chão a rebolar quando ninguém lhe toca.

Por ultimo, já que falas nisso o Hulk é mesmo parecido com o Romão. De vez em quando espeta um grande bilhete que entra, mas a produção para a equipa é pouca.
Pode vir a tornar-se um grande jogador... é rápido, tem boa técnica e parece um touro. Quando aprender (isto se algum dia aprenderá) a jogar em equipa irá tornar-se letal...

Dogus disse...

Tal e qual o romão...

Vitor Hugo disse...

Não sei se viste ontem o Trio de ataque na RTP N. Se não viste nem sabes o que perdeste...

Eu costumo gostar do Trio de Ataque porque dentro daquele género de programas são dos mais exentos (acho que é assim que se escreve). Contudo ontem fiquei surpreendido...

Lá que o Dias Ferreira diga barbaridades é normal, porque o homem só vê Sporting e nem vale a pena comentar. Mas ontem o Sr. Rui Oliveira e Costa (o gajo do Sportingo do Trio) consegue dizer, entre outras barbaridades, que, no lance do Rolando com o Rochembak, é o jogador do Porto que faz falta pois empurra o Rochembak e este ao tentar afasta-lo lhe acerta na cara...

Dogus disse...

não vi. de vez em quando vejo, mas ontem por acaso não foi dia disso...

Anônimo disse...

CUTCHIE

Mas vi (e ouvi) eu...
"O Rolando está a empurrar!"
Acho estranho é que, no caso da cotovelada do Liedson e no pontapé do Caneira ouvi muitos repararem que "estavam de costas" ou "em desequilíbrio" para justificarem que não foram de propósito (na do Liedson acho que não, na do Caneira já achei mais...). Mas ninguém reparou que o Rocha olha para o Rolando, morde o lábio inferior... e espeta-lhe a primeira!... olha para a bola... e como ele ainda estava de pé... destapa-lhe a segunda! Repito: OLHA PARA ELE E MORDE O LÁBIO! Mais sabia ele o que estava a fazer!
Quanto ao Moutinho... cavou bem a expulsão do P. Emanuel porque ele não lhe toca! Nas imagens é bem visível: ok o carrinho é a varrer, mas passa-lhe pela frente sem lhe tocar com um dedo...
O Moutinho escorrega com o pé direito (levanta a relva, o que não é de estranhar no estádio WC), atira-se para cima das costas do P. Emanuel e cai com o cotovelo no chão! Deve ter doído... (não para a choradeira que todos vimos!!!), talvez para a próxima não se atire à parva!

O amarelo do Lucho não foi na 1ª parte, eraser. Foi na 1ª jogada da 2ª parte, numa falta a meio campo sobre o Rocha. Na sequência do lance, o FCP recupera a bola e o Rocha entra sobre o Lucho igualzinho ao Liedson sobre o B. Alves... só falta...
Última (ou penúltima) jogada do levezinho antes da substituição: repetiu a entrada que tinha feito sobre o B. Alves, desta vez sobre o Tomás Costa e do lado contrário (quase ao pé da bandeirola de canto)... só falta...

Quanto à entrada do Patrício que virou o Hulk do avesso... gostaria de ter visto uma repetição (nem no Tempo Extra, nem no Dia Seguinte, nem no Trio de Ataque vi uma que fosse...). Se fosse outro... tinha morrido com a queda (menos o Moutinho, que morria de choro ainda antes de cair!)

Engraçado mesmo foram as declarações do Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação:

"Carlos Esteves explicou que «o observador tem razão para dar a nota que deu, porque afinal o árbitro não esteve tão mal como se diz», e argumentou: «O técnico de arbitragem é que sabe e conhece, vocês [jornalistas] não.»" e
"«esta situação foi demasiado empolada"

Palavras para quê?

Vitor Hugo disse...

o facto de não teres visto repetição é simples... é falta!!!
Como em muitos outros lances, as repetições que mostram que o Sporting foi beneficiado não passaram... Só mesmo aquelas escandalosas em que nem é preciso repetição para ver é que apareceram...
O engraçado é que ao contrário isto não aconteceu... Quantas vezes e de quantos angulos se reviu lance da mão do Rolando???

Nesse lance o Hulk toca a bola para o lado e sofre uma entrada a pés juntos... o Patricio chega a tocar na bola, mas só após ter afincado os dois pés nas canelas do verdinho...

Em relação ao Rui Oliveira e Costa só lhe recomendo uma visita ao oftalmologista... as lentes que ele usa são demasiadamente verdes!!!

Se viste o Tiro de Ataque também viste o gajo do Benfica a afirmar que está contra o Pinto da Costa ter estado na tribuna, pois ele não é o presidente da SAD do F.C.Porto. Mais uma vez, este senhor fala sem saber...
Como podem ver aqui
http://www.fcporto.pt/Info/Institucional/FutebolSAD/InfoInst_FutSAD_OrgaosSociais.asp
o presidente do Conselho de Administração da SAD do FCP é o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa, para desgosto de muita gente.

Vitor Hugo disse...

O link novamente:

http://www.fcporto.pt/Info/Institucional/FutebolSAD/
InfoInst_FutSAD_OrgaosSociais.asp

Dogus disse...

Eu não justifiquei nada sobre o Liedson. E continuo a achar que não é agressão. Acho que o Fucile devia estar calado quando disse que não partiu os dentes por acaso... Acho um claro exagero... Quando, por exemplo, a do Postiga é pior.

Eu reparei que o Rochemback mordeu o lábio. Isso não faz com que o erro seja maior ou não, é agressão na mesma...

Na entrada do Rui Patrício, acho que foi disputa de bola. Nada mais que isso. Não vi os programas mas lembro-me perfeitamente de ver repetição durante o jogo. Podem ter faltado outras; esta não (mas não mostrar repetições não é só neste jogo...). É uma jogada muito parecida à que podem ver neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Zw_YNb9K--U&eurl=http://www.tvgolo.com/futebol.php?start_from=1&ucat=&archive=&subaction=&id=&
Também não é falta, apesar do avançado ter partido a perna (não ter saltado a perna já foi sorte...).

E eu referi que o Liedson devia ter sido expulso com uma entrada muito dura. Na altura disse sobre o Bruno Alves. Mas olha, já não sei se não foi sobre o Tomás Costa. Em todo o caso, a que me lembro, é para expulsão (a outra não estou agora a ver qual é).

Sobre as notas aos árbitros, se se recordarem encontram casos claros de notas boas em jogos medíocres (não foi caso virgem).

Quanto à alarvidade do comentador lagarto, não ouvi. Se o disse é estúpido. Ponto final parágrafo. Mas também não é caso virgem. Há quem desculpe o pontapé que o Bruno Alves deu no gajo do Leixões no ano passado como uma questão de impulsão...

Olha, engenheiro, o meu Hulk esta semana não joga... Diz-me lá quando é que vens?

Vitor Hugo disse...

dia 12 estou aí... :):):):):):):)