20 de abril de 2009

Viajem ao passado

Não é para ser melancólico, mas hoje enviaram-me um mail com isto e não resisti em partilhar com os amigos e companhia...
Lembram-se de como se chamava antigamente o chocolate Twix???
Lembro-me perfeitamente de ir à "Dona Ana" comprar destas (que diziam que continham droga).
Com uma destas:
comprava uma destas:
As melhores eram as de morango e as de laranja. Com os pacotes maiores (as Super Gorila) conseguia-se encher a boca e fazer balões do tamanho de hoje e de amanhã.
Tantos flocos de neve que eu papava...
... e Chiclets... Após comer as pastilhas todas soprava-se por um dos lados do pacote e aquilo fazia um barulho super irritante.
E as saudades que eu tenho das Petazetas!!! Enchia-se a boca com esta coisa e aquilo fazia uma barulheira louca... Claro que tínhamos de abrir a boca para se ouvir muito alto.
E os diamantes? que faziam salivar que fartava!
Sugus... ainda há por aí à venda, mas agora já não se colam aos dentes como antigamente.e as belas bombocas? Ainda hoje quando encontro compro logo umas 2 ou 3 caixas.
Deste lembro-me especialmente de quando os bebia na praia... na praia da rocha em Portimão. Gostava muito do Capri-Sonne de laranja.
E as festas? As lições nº 100? Havia sempre alguém que levava uma torta Dancake que marchava que era um instante... Eu adorava as de amendoim... nunca mais vi dessas à venda!
Qual MP3 qual carapuça... Gravar musicas nas mixtape directamente da rádio é que é de homem.
Playstations? Consolas? Computadores de 3Gigas de memória e placa gráfica para jogar jogos? Isso não tem piada nenhuma... Quem nunca perdeu 10 minutos par acarregar um jogo e chegar ao fim e aquilo não dar, não sabe o que é divertimento!
Tulicreme... estes ainda eram antes de porem na caixa o parvo do urso... O de cacau era muito bom. O de avelã nem por isso...
TOU!!!!!!!!!!!!!!!! Lembram-se onde é que isto saía?
"Toma e não gastes tudo em doces"... lembram-se de ouvir? Hoje não chegava para pagar um café!
E os pega monstro? Já não fazem coisas divertidas como antigamente! Atirava-se estas coisas e pegava-se a tudo... Ficavam cobertos de pêlos e cotão (mesmo nojentos), mas o fantástico é que depois de lavados com água e sabão ficavam como novos. Na Santa Clara chegaram a ser proibidos pois deixavam as paredes sujas.
E as modas parvas? Lembro-me perfeitamente desta:
E os jogos de tabuleiro? Hoje os putos nem sabem jogar ao monopolio... Lembram-se do panilas do "Sabichão"? Lá em casa havia 2 (pelo menos)... e penso que estraguei os dois para eles dizerem mentiras.
E quem se lembra dos gelados FÁ??? No Verão não podiam faltar no congelador. A "Dona Ana" também vendia disto com se fossem pãizinhos quentes...

Fim da viajem!

18 comentários:

joão matos disse...

Espectáculo :)


abraço

Ana disse...

Deixaste-me com lágrimas nos olhos, porque me lembro de tudo, até da "dona Ana"... e até me lembro de coisas que não dizes aqui... modas parvas como lhes chamas :)

- Escritinhos nas aulas... lol
- Por o dedo no ar para falar (agora resolve-se tudo ao murro)...
- Pedir à "Sr.a contina" (lol) para telefonar à mãe (não havia telemoveis, logo não havia murros..lol)
- estar desejosa de chegar a casa para poder jogar "pipe" ou "prince" num computador 486 que trabalhava em DOS e cuja capacidade não era mais do que a de 10 disketes... (e já tinha que dar para o AUTOCAD do meu pai)
- estar tempos e tempos à espera de "caçar" aquela tal musica na rádio, por a cassete a gravar e depois ter lá no meio a voz parva do locutor a dizer o nome da rádio...



"Oh tempo, volta pa trás..."

Obrigada por estas magnificas lembranças Vitor.

Adorei!!

Dogus disse...

5 estrelas, sim... Velhos tempos que eu partilhei com este maluco... e pensar que ele agora é engenheiro... Estás a ficar velho ó mano!!!

Querem mais parvoíces da escola? As salas assombradas (25 ou 26); fugir ao toque de feriado (hoje já não há feriados!); vitinho: lembras-te dos cachorros da santa clara?!?

Vitor Hugo disse...

dos cachorros e das empadas...

Vitor Hugo disse...

A sala assombrada não era a 28??? Ficava no cimo da escada principal. Acabaram por fazer da sala um laboratorio e cheguei a ter lá aulas de Fisico-Quimica, salvo erro...

E lembram-se do famoso Nobre??? e do "Bigodes de aço"???

A verdade é que a Santa Clara ficou marcada para sempre nas nossas vidas... foram 5 anos!!! Com tudo o de bom e de mau que tiveram...

Lembrei-me agora assim de repente de 2 profs... lembras-te da "Alfacinha" e do "caramelo"? Respectivamente professores de Português e História... Foram meus profs no 6º ano e teus no 7º...

T disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
T disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Era sim a 28... lembro-me perfeitamente e tivemos lá aulas de fisico-quimica sim senhor :) lembro-me de achar que a sala era enorme e era tão funda que ficava escura lá em baixo onde diziam que aparecia o fantasma de uma freira... lol (a minha imaginação a trabalhar, claro)

E o tunel do palco?? ãh.. que me dizem? existe ou não...

Há sempre coisas que vão ficar por responder, mas adorei tudo naquela escola e os professores não foram excepção, ainda hoje a professora Elsa Mourato (a primeira prof que me deu uma nega que eu mereci, lol) me cumprimenta com um "Olá Ana Luisa"...

O Sr. Nobre já deve estar reformado mas ainda por aí anda em cima da sua pequena motorizada (coitada) ainda na semana passada o vi :)

O bigodes de aço também o vi outro dia.. o "aço" já passou de preto a cinzento... com o tempo...

Também me lembro dos cachorros, das tartes de feijão completamente cobertas de açucar, das escadas escuras.

E hoje por acaso, aqui a trabalhar reencontrei um colega dessa altura, que me veio fazer uma entrega, trabalha numa distribuidora. O Bruno Oliveira :) É engraçado voltar a ver o pessoal bem encaminhado, com uma vida feita e neste caso também uma familia, pois o Bruno vai ser pai :)

Beijinhos Vitor*

Dogus disse...

Quem não se lembra no Nobre e do bigodes...

Quanto aos profs, a Alfacinha era uma perfeita anormal!!! O caramelo era meio tonto... Lembro-me de muitos outros... em especial da tua prof de inglês penso que do 7º ano... (vá-se lá saber porquê!).

É verdade, foram 5 anos muito bons. E eu fiz parte dos primeiros alunos a cumprir os 5 anos!

A Elsa Mourato também foi minha professora. Excelente por sinal! Também continuo a falar com ela.

Eu dei formação recentemente a uma colega vossa: a Susana Pauzinho...

Tana disse...

Sim senhor, agora choro baba e ranho..e rio-me também com as vossas...nossas lembranças!!

Tenho até saudades do grupo "Ai a voz", dos desfiles de Natal e os concertos, do futebol que os rapazes não queriam que jogássemos, do corta-mato, do Concilio dos Deuses que fizemos a Português!
Ana...as just girls...:P
Os namoros, os corações tão bem desenhados na cara do Daniel e de como ele falava para nós a olhar para cima..da Quitéria que se encharcava de perfume, da Joana não mostrar as pernas no balneário, do Joca mexer na pila e ouvir do outro lado do ginásio a professora gritar : Oh João larga a pilaaaa!

do Mega.. :P que me ia sempre apertar e chamar pequenina, agora diz que até me deu explicações de Estatística!

Saudades de tudo..e da lojinha então :) Volte D. Ana!

ps: temos que combinar comer umas pipas , 'tá visto!

Vitor Hugo disse...

os meus colegas estão a ver-me a rir e a achar que eu sou parvinho por estar a rir para o PC... só pode!!!

Ana disse...

As just girls era escusado ser praqui chamado Tania...

umas pipas calhava bem ;)

Os teatros do concilio dos deuses ehhh já nem me lembrava disso.. com a professora Fátima Teles... por acaso, acampei com ela numas férias aí há 2 ou 3 anos atrás em Odeceixe :D quem havia de dizer...

Foi inesquecivel (pelos vistos) não só para mim e por isso fico muito feliz.

Beijo*

joão matos disse...

eh eh eh :) a senhora que servia os cachorros era a avó (auqela senhora adorava-me-dava-me sempe uns cachorros mto fixes pq eu era amigo da neta dela, a Gisela :) e a Fátima Teles também é uma grande amiga minha, ela sempre gostou imenso de odeceixe eh eh eh.
Sim, a sala 28 era a sala assombrada e quanto ao túnel não sei se isso se chegou a confirmar.

ah ah ah do que vocês se foram lembrar

Vitor Hugo disse...

ainda bem que não fui eu que falei das "just girls"... pelo menos assim ninguém me pode acusar de mau feitiu... ehehehe


Mano, não foi a Susasa que em tempos esteve a fazer estágio no escritorio do nosso velho???

Dogus disse...

Foi sim sr. Engenheiro. Ela, a que apanhou o escaldão! :)

Ó João, também andaste na Santa Clara?!? Sabia lá eu... E também és amigo da Fátima? Também eu! Há muito tempo que não a vejo...

Sophia disse...

saliva, muita saliva quanto às primeiras imagens... mas as bombocas pá... aia iaiaiaiaia já estou com desejos!!! MUITOS DESEJOS!!!

Carla disse...

Este post está, de facto, muito giro! E realmente fica-se com água na boca só de se ver as bombocas! Tb me lembro de quase tudo... Não me lembro da moda daquelas pulseiras pirosas... É a minha opinião! Lembro-me sim, das pulseiras do Sr. do Bonfim, que cheguei a ter uma...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.