30 de março de 2009

Mundial por um canudo


No passado sabado saímos mais uma vez desiludidos do jogo Portugal-Suécia. Não fizemos um jogo brilhante, mas até merecemos ganhar.

Eu nunca fui um grande adepto do Queiroz, mas também, verdade seja dita, não considero que a responsabilidade seja inteiramente dele. Agora é muito fácil falar que jogámos com 3 centrais e que acabamos com a jogar com 4... Se tivessemos ganho até tinha sido boa ideia ter posto o Rolando... Até já mandam vir pelo homem não ter feito a barba...

A Selecção Nacional sofre hoje do mesmo problema que já sofre desde 2006... A falta de liderança no balneário... No final do período Scolari já este facto era evidente, começando a notar-se após a saída do Figo e do Pauleta... para além de tirar do campo dois dos jogadores mais influentes da equipa, a sua retirada internacional, também os retirou do balneário...
Não vejo actualmente ninguém que mereça a braçadeira de capitão... (é uma pena não podermos jogar sem um). Depois das declarações que fez, o Ronaldo merecia era bancada e não jogar com a braçadeira (em tempos carregada por homens como João Pinto, Vitor Baía, Fernando Couto, Figo, Coluna...) da Selecção das Quinas no braço. O Ronaldo é um grande jogador... suficientemente bom para fazer falta à Selecção, mas se estiver na Selecção para jogar... e sem manias... Se for para ter manias que ponham lá outro!!!

Para além deste problema de liderança a clara falta de jogadores para certas posições é problemática.
Não temos um lateral esquerdo que se aproveite. O melhor trinco que temos é um central adaptado. Ponta-de-lança não existe...
Verdade seja dita, a equipa técnica da Selecção tem tentado encontrar soluções, adaptando jogadores e convocando vários jogadores, mas não tem sido fácil, nem tem dado grandes lucros.
Durante os ultimos anos nada foi feito no sentido de dar continuidade à excelente equipa que tinhamos em 2004...
Queiroz, reactivou a Selecção B para poder ver jogadores... põe os putos a jogar torneios para ver o que eles valem, vai aos jogos... e estes factos ninguém pode negar! Tem feito o trabalho dele no sentido de nos levar ao Mundial 2010 (neste ponto tem falhado) e também no sentido de fazer com que haja alguma continuidade após isso.

Estivemos 20 anos sem ir a um Mundial e depois disso já se sonha em ir a todos para tentar ganhar...


Eu não acredito no apuramento para o Mundial 2010... não tenho ilusões neste momento, mas mesmo assim defendo que o Queiroz devia continuar. Porquê? Porque, neste momento, penso que não há ninguém que consiga fazer melhor que ele...

3 comentários:

Dogus disse...

Discordo de muitas coisas contigo. Começando logo pelo Queiroz. Acho que não é seleccionador para Portugal. Ponto final. E se dúvidas houvesse, o último mês penso que mostra essas questões.

Começo pelo fim do teu post: ele tem feito experiências, adaptado jogadores à procura de soluções, vai aos jogos dos putos (aí dou inteira razão), reconvoca a selecção B (idem). Mas não resulta!

Primeiro erro: não jogar com ponta de lança contra a Suécia, jogando com extremos abertos... Qual é a ideia? Pôr o Danny a jogar de cabeça lá no meio?!? E qual é a razão? Porque falta um ponta-de-lança?!? Com várias experiências que fez no último mês, o seleccionador chama o Edinho... Não tenho nada contra o rapaz. Mas acho que não faz sentido nenhum!!! Em jogos a brincar, faz experiências e nunca o levou. Então porque razão, no jogo a sério, o leva? Porque não Nuno Gomes ou Postiga? Ok, nenhum deles tem jogado muito; o Postiga até vem de uma lesão. Mas não faria mais sentido??? Ao menos que levasse o Orlando Sá... (cabeceia melhor que o Danny...).

Segundo erro: a substituição do Bosingwa. Já se tinha visto ao que a Suécia vinha. Porque não arriscar? Para quê convocar o Nélson se quando o lateral direito se lesiona coloca o Rolando? E depois nem é inteligente ao ponto de aproveitar o único central que já jogou adaptado à posição (o Bruno Alves)? Portugal precisava de carregar! O Nélson pode meter 9 em 10 centros na bancada oposta. Mas quem sabe um vai bem... Pois, não está lá ninguém para cabecear... Mas um dos centros podia ir como o do Duda, mas 5 centímetros mais para dentro... Agora, jogar com Bruno Alves, Carvalho e Rolando naquelas posições é perder um jogador (não tem nada a ver com a valia dos jogadores, mas sim que não precisávamos de três jogadores lá atrás...).

Terceiro erro: a substituição do Tiago. Bolas, no melhor jogo que o homem faz na selecção; pior - na altura do jogo em que ele está a bombar, aquilo queimou a ligação da equipa. Por completo. Mesmo que o Deco fizesse falta, havia melhor solução a fazer.

Não vou discutir contigo o Ronaldo, até porque acho que não há discussão. Concordo com tudo o que dizes, e que o gajo mais valia ter estado caladinho...

Mas depois tenho que voltar a discordar contigo: acho que há quem faça melhor que o Queiroz. Para mim o Scolari fazia. Para mim o Agostinho Oliveira fazia. Para mim até o Paulo Bento fazia (e não estou a ser irónico...).

Agora atenção, olhem também para a baliza... Espero que ele também me engane, mas acho que proximamente vamos ter sobressaltos com o Eduardo. Fez uma defesa monumental e corajosa, depois do erro do Rolando; mas fez uma saída de arrepiar (pior que com o PSG). Chamem-me o que quiserem, mas neste momento levava para a selecção um guarda-redes de cada um dos grandes. E, pasmem-se, para mim o titular seria o Nuno... (mais uma vez não há ironia aqui, acreditem...).

Não defendo a continuididade do Queiroz mas apenas por um motivo: acho que ele nunca seria a solução. Espero enganar-me. Espero estar daqui a uns meses a torcer por Portugal no mundial; espero muitas vitórias de Portugal. E se for com o Queiroz, não me aborrece nada. Mas não acredito.

Vitor Hugo disse...

Penso que ninguém conseguiria fazer melhor nesta altura... nem mesmo o Mourinho!!!

Sem ovos não se fazem omeletes... não temos uma equipa... não temos jogadores... não há soluções!!!

Só aceito a saída do Queiroz de uma forma... que seja por ir a reboque do Gilberto Madail... esse sim, já devia estar longe da Federação há muito tempo!

Se for para voltar a ter-mos um Seleccionador por ano que seja, mas não esperem ganhar nada com isso!!!

Em relação às situações com Bosingwa e Tiago, não posso concordar mais! Foram más opções, mas agora é fácil falar!!!


Relativamente ao redes, também concordo!!! Neste momento, não há ninguém para se impor na baliza. Talvez o Moreira consiga se continuar a ser titular do Benfas! Só não punha o Nuno porque o homem, infelizmente, não é titular do Porto! Para mim um guarda-redes que não joga dificilmente pode ser titular de uma Selecção (tirando raras e honsoras excepções muito pontuais).

Vitor Hugo disse...

Já agora, ao "grande" Scolari tem de ser dado o mérito devido... conseguiu dois bons percursos em competições internacionais com a selecção portuguesa. Mesmo assim, nada ganhou.

Não considero que Humberto Coelho ou António Oliveira (da 1ª vez que lá esteve) tivessem feito piores trabalhos, antes pelo contrário... Nunca, em tempo algum, via a minha selecção jogar tão bem à bola como em 2000 com o Humberto Coelho (treinador que afirmei não servir).

Não obstante os bons resultados obtidos, o Scolari cometeu muitos erros (demais) à frente da selecção... As polémicas com a não convocatorias de certos jogadores, a teimosia na utilização de certos jogadores durante o euro 2004, o murro no jugoslavo, a maneira como sai da selecção... São todos pontos negros na sua presença por terras lusas.

Mas verdade seja dita, burro é que o homem não é... quando viu o barco ir ao fundo pôs-se logo a milhas e foi ganhar bom dinheiro para Londres...

Quanto podem dizer que foram sacar uns milhões ao Abramovic por pouco mais de 6 meses de trabalho??? O burro de certo que não é ele!!!