19 de dezembro de 2008

As minhas escolhas - Médio Ofensivo

Hoje o jogador a escolher é o médio ofensivo... o mítico nº 10. Mais uma vez existem vários nomes na calha... Deco, Rui Costa, Zidade, Kaka, Riquelme, Iniesta, Fabregas são todos jogadores que facilmente entrariam num Dream-Team.
Apesar de considerar o Riquelme um grande talento (tem uma técnica incrível) a sua forma de jogar a passo de caracol retira-o das minhas escolhas. O Iniesta e o Fabregas ainda são muito novos... têm muito a mostrar ainda. Os Portugueses Rui Costa e Deco são muito bons, mas não são as minhas escolhas.

Restam Zidane e Kaka... e a escolha vai para o Brasileiro. O Zidane foi um grande executante e não um grande jogador... isto porque, para ser um grande jogador é preciso ser bom em todos os aspectos do jogo incluindo os disciplinares... E neste campo o Zidane foi sempre mau... Criava mau ambiente e era expulso vezes sem conta (não foi só aquela do seu ultimo jogo).
Em relação ao Kaka basta vê-lo jogar para se perceber que é uma máquina de jogar futebol.



2 comentários:

Dogus disse...

Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas de todos os que disseste, o Kaká é mesmo o que menos gosto... Incrível? Simplesmente não acho que o Kaká seja um 10 puro. Aliás, poucos os há em todo o mundo... E gostava de o ver jogar em Inglaterra. Tirando o ano em que ganhou a Champions, em que esteve simplesmente genial, de resto o Milan não tem feito muito, nos últimos anos...

Para além disso, tenho táctica diferente da tua, e já apontei o Lampard para essa posição.

Por isso vou avançar para uma posição que tu não tens: segundo avançado. Depois acompanho-te nos extremos e no ponta-de-lança.

A nível mundial há vários jogadores que podiam entrar nessa posição. Romário, Baggio, Stoitchkov, Raúl, Del Piero, são alguns desses nomes. Atenção, estou a falar de avançados mais móveis e não tanto fixos (isso vem depois). Romário, Baggio e Stoichkov têm tanto de excelentes como de loucos. Mas foram excelentes. Desta vez a escolha recai sobre dois que estão ainda a jogar. E desta vez escolho o Raúl. Grande jogador, só com um clube, marca golos que se farta, mesmo agora que já foi rotulado de velho.

Curiosamente o mesmo aconteceu com o Del Piero, e tem feito as três últimas épocas fantásticas. Fica, no entanto, o Raúl.

Para o Benfica, há quatro que me ficam na cabeça. Dois já deixaram o Benfica há vários anos: Isaías e João Pinto. Curiosamente, mesmo escolhendo-os para a mesma posição, chegaram a jogar juntos (foi deles o desfazer do Sporting nos 6-3). Os outros dois fazem parte do actual plantel: Nuno Gomes e Suazo. O Nuno, para mim, continua a ser um grande jogador. Não como ponta-de-lança sozinho, mas sim como segundo avançado. Com João Tomás e Brian Deane viu-se... O Suazo é um jogador inacreditável. Rapidíssimo, a actuar com outro avançado é letal...

Mas, claro, por tudo o que representou para o Benfica, e por tudo o que fez no clube, e também pelo grande jogador que foi depois (infelizmente do lado de lá da 2ª circular...), a escolha recai sobre o João Pinto.

GR - Preud'Homme
DE - Schwartz
DD - Veloso
DC - Ricardo Gomes
DC - Mozer
MDC - Thern
MC - Rui Costa
MD -
ME -
AC - João Pinto
AC

Vitor Hugo disse...

Escolher o 10 do Porto não é dificil... Dificilmente algum Portista escolherá outro senão Deco... Simplesmente genial.

GR - Vitor Baia
DE - Nuno Valente
DD - Bosingwa
DC - Ricardo Carvalho
DC - Jorge Andrade
MD - Costinha
MC - Lucho Gonzalez
MO - Deco


Essa tua tactica é um bocado suicida... isso funcionava quando as equipas tinham medo das equipas ditas "maiores"... Tem-se visto o resultado que essa tactica tem dado no teu Benfas...

Já agora, não considero o Suazo um jogador inacreditável... nem lá perto! É um jogador rapidissimo, mas isso não faz dele inacreditavel...