29 de maio de 2008

Ingratidão? Talvez...

Paulo Assunção rescindiu "sem justa causa" o contrato com o FC Porto.

"O jogador Paulo Assunção informou a Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD que põe termo, sem justa causa, ao contrato de trabalho desportivo que o liga a esta sociedade."

Esta rescisão é feita ao abrigo Artigo 17º das «Regulations on the status and transfer of player», aprovadas pelo Comité Executivo da FIFA. Neste artigo, que na minha opinião é prejudicial para as equipas dos campeonatos mais pequenos como o português, pode-se ler que um jogador pode mudar-se livremente para um clube estrangeiro se tiverem passado três anos desde a assinatura do contrato em vigor, ou apenas dois se o atleta tiver mais de 28 anos.
É esta última a situação do Paulo Assunção...

Ao contrário do que já li de alguns, não desejo mal ao homem, mas não concordo com estas coisas... Não é por ser no meu clube, porque nunca concordei com elas... Quando o Henke não quis renovar com o Benfica para ir ganhar mais dinheiro eu também não concordei... e ele acabou por nunca mais fazer nada da carreira dele.
Já aconteceu com outros jogadores em muitos clubes... e no meu também... Ainda há uns anos tanto Doriva como Paredes quiseram sair do F.C. Porto para ir ganhar guito... e pouco mais se ouviu falar deles.

Eu considero que este tipo de posição mostra ingratidão para o clube no qual trabalhou... mas é a minha opinião!

13 comentários:

Dogus disse...

Bom, vi a notícia durante a tarde e fiquei um pouco estupefacto...

Acho é que não se pode comparar nada com a situação do Enke. Por mais que me tenha custado (adorava aquele guarda-redes...), quando o contrato não é renovado a conversa é outra.

É verdade que foi à procura de mais dinheiro mas qual de nós não o faria? E, em fim de contrato, não tem qualquer tipo de obrigação. Este é o primeiro ponto.

Por outro lado, mesmo sendo jogador de futebol, mesmo sendo pago a peso de ouro... qual de nós não faria o mesmo se estivesse na mesma situação? Rui Costas e Léos não há muitos... Fale-se do amor à camisola, do que se quiser... mas o amor à camisola não paga o ordenado. Eu, há uns meses, decidi sair de uma empresa onde estava. Ingratidão? Estava nos meus direitos, e vim-me embora.

O Paulo Assunção está no direito dele... Não concordar com a lei é uma coisa; não reconhecer o direito é outra. Achar feio (como eu também acho...) é outra. Qual era a polémica se isto acontecesse com um tipo que saísse da Chipidea para a PT, por exemplo? A mesma que foi quando eu saí de Palmela (e que felizmente te tinha lá ao lado :) ). Polémica interna, que depois se esquece. Fui à procura de melhores condições (não financeiras, mas pessoais). Acredito que o Paulo Assunção tenha feito o mesmo. A polémica é que ele é jogador de futebol... Envolve paixões!

E há um terceiro aspecto: o facto dele ter sido hostilizado por adeptos do próprio clube por não querer renovar... É duro. Afinal, nunca houve notícias dele ser mau profissional. Não aceitar um contrato está no direito dele...

Fala-se que vai para o Benfica (curiosamente há cerca de um mês que vi os primeiros comentários). Mas não acredito...

Vitor Hugo disse...

Em primeiro lugar, se tal acontecesse na Chipidea, quem saisse sem mutuo acordo, tinha de pagar uma indemenização valente à empresa, nunca mais se endireitava, garanto-te. Eu não posso sair de um dia pro outro porque me apetece, pq é que o gajo pode???

Em segundo lugar eu nunca disse que o homem não está no direito dele... Não concordo é que lhe sejam conferidos tais direitos... Porque é que os jogadores de futebol são trabalhadores de primeira e eu de segunda?

Em terceiro lugar, se sair do clube desta maneira sem dar nada a ganhar ao clube não é ingratidão, não sei o que será...

Em quarto lugar, coitadinhos dos jogadores de futebol que são hostilizados... Quem trabalha noutros locais também é... e não vai embora... a verdade é que também não ganham 10 mil contos (moeda antiga) por mês...

Por ultimo, quem diz que ele irá pro Benfica é porque é burro e ignorante... Pela clausula XPTO, com a qual não concordo, que ele invocou só pode ir para o estrangeiro...

Dogus disse...

Ele também paga indemnização, equivalente aos ordenados que faltam até ao final do contrato. Bem maior que a que tu terias que pagar à tua empresa. É que se saíres da Chipidea não tens que pagar indemnização nenhuma. Tens é que dar tempo à casa...

Quanto à conversa de ser hostilizado e de lhe chamar coitadinho... ele foi ameaçado! Parece-me grave... Mas se calhar é normal no clube da (tentativa) de corrupção...

Realmente, pela Lei Webster, ele não pode assinar pelo Benfica. Mas pode assinar pelo Atlético de Madrid, ser dispensado... e ir para o Benfica. Aliás, no fundo o que o porto fez com o assunção quando o foi buscar ao nacional: não o deixou ir para o sporting e meteu-o a rodar na grécia. Lá que era engraçado... era!

Anônimo disse...

"E há um terceiro aspecto: o facto dele ter sido hostilizado por adeptos do próprio clube..."


Então o clube-dos-meninos-que-só-ganhavam-tudo-no-tempo-da-outra-senhora para o ano não tem jogadores... tantas foram as esperas feitas ao autocarro, com arremesso de tudo e mais alguma coisa contra o veículo e o desfile de insultos que tiveram de gramar...

Vitor Hugo disse...

Como foste tu que assinaste o contracto com a Chipidea deves saber mais que eu...


É um desgraçadinho o menino... Recebe mais de 50 mil euros e alguem lhe paga a indemenização (sim que alguém lha vai pagar... ngm acredita que ele não tem já clube) para ele poder ir ganhar 100 mil...

Realmente tenho muita peninha dele...

Quantas pessoas neste país (trabalhadores de fábricras e afins) não são hostilizados e ameaçados por patrões, colegas, sindicatos, etc??? Digo-te... muitos! Mas esses, que recebem pouco mais do ordenado minimo não se piram e toda a gente lhes dá razão...

Vitor Hugo disse...

Continuo com a minha... ele deveria estar no lote de jogadores para o Euro, pois fazia lá muita falta.

Mas, mesmo assim, continuo a achar que ele é um ingrato...

Tana disse...

Eu na verdade nao tenho mt a dizer sobre isto..pq nao tenho nada a receber nem nada a pagar!
Desde que me chegue pra pagar a explicaçao ao Paulo...ta-se bem :P
ihihih

beijos Engenheiro =)
adorei as tuas fitas* :)

Dogus disse...

É a velha história: como recebe muito, pode-se fazer o que quiser, que ninguém tem pena dele...

Não sei se é ingratidão ou não. Eu não me sinto um ingrato para com o St. Peter's... Tinha direito a vir-me embora, e vim. Ele também tem. Aliás, qualquer jogador (ou empregado) pode rescindir sem justa causa um contrato, desde que pague a indemnização. E ele, como ganha pouco, "só" tem que pagar 600 mil euros ao porto. Duvido que tenhas que pagar isso à Chipidea, mas se tiveres... é sinal que têm um grande funcionário junto deles!

Alguém lhe vai pagar os 600 mil. Ok. Mas se a NASA te quiser, por exemplo, deixa estar que também paga a tua indemnização aos colegas americanos.

É óbvio que cai mal junto dos adeptos. Eu também não gostava de ver o Léo (ou o Rodriguez) no porto. O primeiro não vai. O segundo, mais para a frente logo se vê. Mas isso faz deles ingratos?!? Não me parece...

Ingratos, isso sim, foi quem o ameaçou. E quem atira pedras, e o que quer que seja aos autocarros do clube (ou mete very lights debaixo do carro do treinador da equipa).

Quanto ao cutchie... O Benfica só ganhava tudo no tempo da: corrupção? Putas aos árbitros? Viagens ao Brasil?!? E se quiserem ir embora por causa disso, paciência. Serão ingratos? Ou continuarão a estar no seu direito? Podemos ter ficado em 4º mas não fomos acusados de corrupção. E temos lá muito amor à camisola... Se calhar dói ver o Léo a esperar até ao fim para renovar o contrato... O Paulo Assunção nem sequer esperou os 6 meses... É sinal que tem amor à camisola, certamente...

Quanto ao facto de muitos trabalhadores serem ameaçados pelos patrões, só falta virem defender os patrões!!!

Anônimo disse...

Realmente é muito amor à camisola... ao autocarro e às mãezinhas dos jogadores é que não!

Quanto ao Leo esperar para renovar, ainda por cima depois do que lhe fizeram quando o pai esteve doente... não me parece sinal de amor ao clube (só se for masoquista) mas antes de falta de alternativas.

Quanto ao resto...
A expressão "clube do regime" diz-te alguma coisa? (não deve dizer... foi há tanto tempo!!!...).
Mas podes ir a Espanha perguntar... eles também tiveram um: o Real Madrid!
As diferenças é que no pós-ditadura, o espanhol continua a ganhar...

Dogus disse...

Na altura do regime a corrupção era penalizada...

Nunca disse que concordava ou não com a lei. Só que ele está no direito dele. Tem contrato assinado, quer rescindir... paga!

Vitor Hugo disse...

Não gostavas de ver o Leo no Porto nem nenhum portista...
básicamente renovou porque mais ngm o queria...


E tu continuas a juntar alhos com bugalhos... O que é que a merda da conversa do Paulo Assunção tem a ver com a suposta corrupção de que clube seja???


Eu relembro palavras do presidente do clube da transparência, da moral e dos bons costumes (para quem não sabe aquele clube que vai jogar ao Algarve num jogo em "casa" do Estoril, o clube em que os jogadores oferecem camisolas nos intervalos aos arbitros...):
"Vale mais ter uma pessoa na Liga do que gastar dinheiro a comprar os melhores jogadores"

Curiosamente é esse elemento que eles meteram na Liga que está a fazer tudo para nos tirar da Champions... mas se o Milan que foi acusado em tribunais civis (nada de merdas de justiça desportiva que condenam quando os outros tribunais fecham processos por falta de provas) porque é que o F.C. Porto não vai???

Como não são capazes de ganhar em campo e ir lá por mérito próprio tentam ir por artimanhas...


Sim porque o Porto este ano dominou de inicio ao fim a merda do campeonato... e não foi só este ano... no ano em que alegadamente se pagaram meninas a arbitros, o Porto dominou os campos de Portugal e da Europa... Fomos CAMPEÕES EUROPEUS... Isso custa a muita gente, mas em vez de mandarem bocas tomem Rennie!

Dogus disse...

Ou seja: é preciso ser muito burro para levar o árbitro lá a casa, mesmo sendo superiores... ou não?

Para além disso, toda a gente quis fazer ver que foi o Benfica que levou a questão à UEFA, mas não foi... a FPF é obrigada a divulgar as decisões.

Há 2 meses muitos portistas queriam o Léo no fcp. Agora já não (é melhor ter o joão paulo a lateral esquerdo...). Também queriam o Rodriguez. Se assinar, boa! Se não assinar: assina pelo Benfica porque mais ninguém o quer...

Vitor Hugo disse...

mas quem é que quer o Leo??? nem dado... para porcaria fico com a que lá tenho...