1 de fevereiro de 2012

Empadas de galinha


É quase do conhecimento geral que adoro empadas de galinha. Já provei de tudo... boas, más, saborosas, recheadas, massudas, .... te tudo! Não aprecio muito as empadas de massa folhada, pois normalmente não são grande coisa.

Relembro-me muito bem das empadas que havia à venda no bar da Escola de Santa Clara. Era um senhor que vivia por detrás da Pastelaria Violeta (desde já informo que as empadas aqui não são grande coisa) que as ia deixar à escola... Provavelmente seria a esposa que as fazia, pois eram bastante boas, crocantes, com carne e saborosas. 
Na minha cidade havia e há outros locais onde valia a pena comer empadas. Antigamente as do Arcada eram boas, agora não são. Na Académica não são más, mas também não são das melhores. No café da do Largo de Camões são bastante boas. O Empadão tinha umas empadas mesmo muito boas... das melhores que já vi à venda.
As congeladas que podemos encontrar nos supermercados geralmente são uma desilusão... Só existe mesmo uma excepção, as da marca Pingo Doce (já comi piores em muito café e pastelaria)!!!

Coisa engraçada é que quanto mais nos deslocamos para norte menos frequente é encontrar esta reliquia da gastronomia portuguesa. Se em Coimbra já não era muito normal encontrar, no Porto muito menos...


No entanto e apesar de já ter comigo muito boa empada em muito bom sitio não há nenhumas que cheguem aos calcanhares das "nossas empadas".
As "nossas empadas" são as empadas feitas com a receita da minha mãe (não é dela, mas foi adoptada e melhorada por ela). 
Estas empadas têm tudo o que é preciso: um recheio maravilhoso (replecto de carne e muito saboroso após horas a apurar sabores) e uma massa deliciosa!!!A junção destes dois factores faz dessas empadas as melhores empadas do mundo...


Hoje é dia de fazer umas quantas....
Já tenho a água a escorrer pelo canto da boca...

2 comentários:

Dogus disse...

falta o principal, o meu toque, sem o qual as empadas não têm o mesmo sabor...

Hannah disse...

Pois já ouvi falar...

Mas agora há um novo toque no rolo da massa (não querendo fazer competição com a tua mãe), que ao que parece não se saiu nada mal!

:D Que belas empadas nós fizemos ontem!