26 de janeiro de 2011

Exames

Ultimamente tenho-me lembrado bastante das minhas épocas de exames... Das noites passadas no pólo 2 até às 4 da manhã a estudar... De acordar ao meio-dia, tomar banho e sair de casa a correr para ainda conseguir ir almoçar à cantina sem apanhar fila... De estudar a tarde toda na biblioteca de informática (ou numa sala qualquer do meu departamento) e chegar ao fim da tarde estafado e farto daquiol... Do pessoal combinar sitio para ir tomar café antes de retomar o estudo e ir-mos sempre ao mesmo sitio (Abazi)... De fazer mais uma noitada e acabar a noite no DD a beber um finito e a "lavar as vistas"...
Era tão fixe... claro que na altura a malta dizia era mal da vida... E todos os semestres era a mesma coisa... promessas de que para o próximo é que iriamos estudar desde cedo para a época de exames ser menos stressante... Essas promessas nunca passaram de isso mesmo!!! Sempre fui um "animal" de época de exames... Estudar sem stress e sem pressão nunca rendeu... 
Nos últimos anos de universidade tornei-me numa máquina oleada (e bem oleada) de fazer exames! Viesse o que viesse era para fazer e mais nada... 

Passei vários anos sem me preocupar muito com as notas... até que lá me convenci que queria acabar com 14 para poder fazer mestrado... Esforcei-me como um louco para o conseguir e consegui atingir essa que foi a minha grande meta durante dois anos!!! Hoje olho e vejo que qualquer pessoa que estude o mesmo que eu estudei naquele departamento sai de lá com o grau de "mestre" e eu nem isso sou sem antes fazer uma tese... Isso deixa-me algo triste e "chateado", porque é injusto para quem se esforçou e não assim tão pouco para um dia poder ter essa possibilidade (mas isto é tema para outra conversa, pois levaria-nos muito longe).
E tenho-me lembrado disto tudo porque entre irmã e amigos conheço uma catrefada de pessoal que anda em exames... Que passa mais de metade dos dias encafuado algures com os olhos postos nos livros e cadernos... A todos eles desejo o mesmo, que consigam alcançar aquilo a que se propõem.
E fico contente quando os vejo contentes (alguns sem lhes pôr a vista em cima) quando saiem os resultados... Porque os seus sucessos são também os meus sucessos...

30 comentários:

Dogus disse...

Mano, já não é bem assim... A tua licenciatura é pré-bolonha, certo? Bastam 20 créditos para teres o mestrado, trabalhando há mais de 5 anos.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1755561

CarlaFerreiraMendes disse...

Daqui a nada vou para outro :p mas hoje é só melhoria de um 17 eheheh

Vitor Hugo disse...

Primeiro eu não trabalho à mais de 5 anos...

Não percebo como se compara um semestre passado numa universidade (20 créditos) a 5 anos de trabalho...

Tem tudo a ver... é igualzinho!!!

Dogus disse...

Socratices...

Vitor Hugo disse...

Oh minha TROLARÓLA... mas quem é que melhora um 17??? só gente parva...


Eu fui uma vez fazer uma melhoria dessas para fazer o exame a um amigo... espero que seja esse o caso, senão mando-te internar nos Canaviais!!!

Hannah disse...

Pois é, o menino tem-se portado muito bem como apoiante e moralizador dos "em exames" :)

Pra quando esse Mestrado ó preguiçoso? :P

Vitor Hugo disse...

Faz-se o que se pode...


Mestrado??? Não me parece que seja tão rápido como isso. Primeiro para fazer será em Coimbra... É a minha Universidade até ao fim! Depois será com o meu amigo Marco e como ele ainda está a cabar o Doutoramento ainda tenho de esperar... mas ele também acaba este ano...

cutchie disse...

Faço minhas as palavras sábias do Engenheiro!!!
TROLAROLA!!!

Tá tudo doido!!!

Dogus disse...

Eu de 17 nunca fiz. Mas posso dizer que em 4 melhorias, duas foram de 15 e uma de um 16... É àquelas disciplinas em que nos sentimos mesmo confiantes e que tudo o que seja abaixo de 18 é miséria...

Uma das vezes pensei ir melhorar um 19... mas com o mesmo objectivo do Engenheiro. Mas eram cursos diferentes em salas diferentes... lixaram-nos os esquema!

Vitor Hugo disse...

A nota mais alta que melhorei foi um 14 e foi porque sabia daquilo para 20...

Dogus disse...

Tal e qual...

Vitor Hugo disse...

mas isso aconteceu-me UMA vez...


e fiz melhoria porque o prof me veio perguntar se eu não queria fazer melhoria... que por mim ficava com o 14!

Dogus disse...

Eu fiz umas quantas melhorias... numa delas baixei; noutra mantive; noutra subi para 15.

As outras 4 foram a apontar bem lá para cima! Mas em três delas já dava explicações das respectivas disciplinas. Ajuda sempre...

Vitor Hugo disse...

conversa de marrões... eu nunca gostei de estudar... se uma vez já custava duas então custava a dobrar!

Dogus disse...

Foi mesmo por não precisar de estudar que lá fui a algumas melhorias. Introdução à Economia, Estatística I e Econometria - dava explicações disso e fui fazer melhorias por esse motivo. Qualquer uma delas valeu bem a pena :)

Vitor Hugo disse...

quem estuda essas coisas devia era levar com um pinheiro pela cabeça... E DOS GRANDES!!!

licínia disse...

Pois eu vim ao Alentejo fazer uma melhoria para.................................................................................................................................................ver o Cutchie!

Vitor Hugo disse...

há quem faça melhorias por cada motivo mais parvo...

eheheheheh


beijinho

CarlaFerreiraMendes disse...

Mas como é que vocês conseguem fazer melhoria pelos outros? :o a mim não me deixam...

Vitor Hugo disse...

Ai santa ignorância...

Se não vem escrito nos livros não sabem...


Vais ao exame, sentas-te atrás, à frente ou ao lado da pessoa... Fazes o exame e trocas as folhas de exame (ou de rascunho) com as coisas resolvidas. Tu desistes e ele entrega o que fizeste...

CUSTA ASSIM TANTO PERCEBER????

CarlaFerreiraMendes disse...

Custa porque a mim não me deixam -.- confirmam a letra LOL a não ser que consiga passar tudo para a minha letra não me safo

Vitor Hugo disse...

que anjinhos...

vão passando as folhas de rascunho e a 2ª pessoa só tem de copiar com a sua mãozinha...

Já agora tem de fazer alguma coisa...


Chegou-se a entregar exames com a minha letra e a pessoa passou...

CarlaFerreiraMendes disse...

Mas vocês devem fazer exames colados uns aos outros LOOL

Eu tenho sempre três cadeiras a separar e já vou com sorte -.-

E sim sou anjinha :D

Vitor Hugo disse...

isso são desculpas que quem é routo e não deixa copiar ninguém...


Cheguei a fazer teste de cruzinhas num laboratorio (que era bem grande) com o Carlos, Tópê e Telmo... cada um em seu canto e todos com as mesmas respostas (de referir que as perguntas tinham ordens trocadas nos 4 testes e as respostas tb não eram todas pla mesma ordem).
O prof estava dentro do laboratorio e ainda hoje me pergunta como é que agente conseguia falar uns com os outros...


Temos de ser uns para os outros

CarlaFerreiraMendes disse...

Porra num laboratório...eu faço os testes/exames no auditório ne? E não sao de cruzinhas :p

Pára de mandar vir -.-

Vitor Hugo disse...

testes práticos... não exames


então em auditórios é que é dificil de copiar...

CarlaFerreiraMendes disse...

E tu nao tens nada que dizer q eu nao deixo copiar...pergunta lá à Margarida quem é que lhe fazia os testes de Matemática? LOL

CarlaFerreiraMendes disse...

Cala-te mas é Vitor Hugo :p

Vitor Hugo disse...

olha lá, oh amostra de gente, desde quando é que tu me mandas calar???

já formiga tem catarro???


CRESCE E APARECE...

licínia disse...

estou perdida...