25 de setembro de 2008

Rasganço


No próximo sábado vou a mais um rasganço. Desta vez é o da minha amiga Cristina. É mais uma das tradições académicas de Coimbra (tal como as outras, não obrigatória). Esta tradição de se rasgar o traje quando se acaba o curso nasceu pelo facto de as pessoas que acabam os cursos não mais podem usar o traje. Antigamente o traje era rasgado na altura em que saía a ultima nota. Hoje em dia as pessoas que se querem rasgar juntam os amigos para este acontecimento que marca o adeus à academia coimbrã.
No caso das raparigas é muito mais soft do que nos rapazes. A elas são feitos rasgões no traje enquanto que aos rapazes é mesmo rasgado o traje todo (dependendo do que o rasgado quiser, por exemplo eu não rasguei a batina... quis ficar com ela). É uma tradição que, como outras, muitos não percebem... Contudo é um marco na vida de uma pessoa. Marca definitivamente o fim do curso, a despedida dos amigos e a partida à aventura...

Sábado vou lá estar, não para rasgar porque não posso, mas para dar um grande beijo à minha amiga Cris (já agora também para beber uns copos).

5 comentários:

joão matos disse...

:) bebe lá uma cervejinha daquelas de caneca arrefecida, por mim :)


abraço e diverte-te mto

Carla disse...

Desconhecia por completo esta tradição académica! Então e se uma pessoa querer tirar outro curso?! Rasga-se o traje na mesma?! O meu está intacto! Faz de conta que é um vestido de noiva, que fica guardado, para mais tarde recordar... Mas até acho esta tradição engraçada, apesar da pessoa ficar um pouco despida! Eheheheh! Mas por isso é que o Eng.º Eraser lá vai! Estou a brincar! :)
Um beijinho de parabéns à Cris!

Vitor Hugo disse...

Como expliquei é mais uma tradição não obrigatória!!! Ninguém é obrigado a fazê-lo...
Se se estiver a pensar em tirar mais um curso o mais normal é não se rasgar o traje...

As raparigas não ficam muito despidas, apenas com uns rasgões aqui a lí no traje... os rapazes sim... andam a passear por Coimbra como vieram ao mundo! É muito porreiro, porque principalmente um gajo já tem de estar bem bebido para lhe fazerem uma coisa daquelas...

Sophia disse...

Oh.. eu não fui rasgada... mas isso é só em Coimbra??? ohhh :(((

Vitor Hugo disse...

penso que sim...

não conheço mais nenhum local onde haja esta tradição para além de Coimbra