13 de agosto de 2008

Vai começar a época futebolistica

Este fim de semana começa a época futebolistica em Portugal com o jogo Sporting-Porto, que disputam a Supertaça Cândido de Oliveira.
Tentei fazer uma "equipa ideal" do campeonato que se aproxima (a da imagem). Básicamente é a equipa que, olhando para os planteis das equipas portuguesas, que eu gostava de ter para treinar.
Para começar na baliza punha o Quim...
Na defesa, Bruno Alves e Polga são escolhas lógicas por serem os centrais mais seguros e eficazes da Superliga.
À esquerda, apesar de não ser lateral não vejo melhor que o Caneira, o Leo poderia tomar o lugar, mas o fraco campeonato do ano passado não me faria apostar nele e o Fucile joga melhor à direita.
À direita o Sapunaru!!! É um jogador desconhecido, mas pelo que vi parece ser um jogador bastante seguro e que, na minha opinião, vai ser uma agradável surpresa.
No miolo, Rochemback, Meireles e Lucho são inquestionáveis, sendo que Moutinho, Aimar e Katsuranis poderiam ser também optimas alternativas.
Do lado esquerdo do ataque colocaria o C. Rodrigez... É um grande jogador e parece ter sido feito à imagem do FC Porto... combativo, combativo e combativo.
Do lado direito, até provas do contrário vai jogar em Portugal, o mágico Ricardo Quaresma!!! Pode ser um puto mimado, fazer ronha, birras e afins, não se aplicar sempre a 100% e passar ao lado de alguns jogos, mas é um génio...
Na frente Lisandro e acho que nem é preciso explicar porquê...

No banco estariam:
Helton, Fucile (não sabe jogar mal), Pedro Emanuel (não vejo melhor que este "velhote"), Katsuranis, Moutinho, Aimar, Vukčević (gosto muito de o ver jogar), Di Maria (penso que este vai ser o ano de afirmação dele), Reyes (é bom jogador, esteve apagado nas ultimas épocas mas pode ser muito util), Liedson (depois de recuperado da lesão vai dar cartas)

8 comentários:

Dogus disse...

Acho que temos tudo para ter um grande campeonato, assim os três grandes mais o Guimarães e o Braga (tarda em afirmar-se e arrisca-se a perder até o comboio do Minho) cumpram as expectativas.

Pela estabilidade, penso que o fcp é o principal candidato, ainda que tenha perdido dois jogadores importantes (ou três, se contarmos com o Quaresma). Não acompanho propriamento a equipa na pré-época. Só espero que o Cocas e quem substituir o Assunção não sejam à altura. De resto, espero que o imparável Hulk o continue a ser... na BD.

Os lagartos reforçaram-se pouco mas, na minha opinião, bem. Contrataram um defesa que, pela sua polivalência, se arrisca a nem ser titular, mas que na minha opinião é do melhor que há em Portugal (Caneira). O Roca é uma grande contratação. O Postiga... sei lá!

O meu Benfica reforçou-se muito e penso que melhor que em épocas anteriores (ainda é cedo, contudo, para avaliar com certeza). Acho que uma grande vitória foi não termos comprado nenhum guarda-redes (espero que nem venha). Temos, para mim (e diria que para 90% dos portugueses) o melhor guarda-redes português do momento.

Vejo no meu Benfica, um plantel equilibrado. Dois bons guarda-redes que dão garantias (recuso-me a tratar o Moretto como tal). O problema do Benfica pode vir da lateral direita. A lateral esquerda está bem entregue. Acho que contratámos um bom defesa - O Sidnei (pior que o Edcarlos, que me enganou, confesso, é difícil). Acho bem a aposta no Miguel Vitor.

Daí para a frente mudou quase tudo. O Katso revela-se em grande forma (espero que não saia). O Yebda está a surpreender-me, mas ainda é cedo. Lembro-me do Beto ter sido o melhor jogador do Benfica na sua primeira pré-época, ainda que pareça não haver grandes semelhanças entre os dois. O Amorim também me tem surpreendido pela positiva. Acho que o Benfica comprou um excelente jogador que precisa de ser lapidado (Urreta). O Carlos Martins pode render muito, assim se afaste das lesões e tenha a cabeça no lugar... O Rocky ainda não mostrou muito...

De resto o Benfica contratou duas vedetíssimas, dois enormes jogadores que vêm acrescentar muito ao nosso campeonato, se jogarem o que sabem. Aimar e Reyes são grandes jogadores.

No ataque, a melhor contratação é a continuidade do Cardozo. Não gostava de ter o Luís Garcia. Não sei quem é o Falcão...

Espero um campeonato correcto, em que vença o melhor, e que esse melhor seja o Benfica. Espero bom futebol (finalmente de regresso à RTP!!! Que os comentários da TVI enjoam...). Espero que não haja muitos golos fora-de-jogo. E que não seja só o Binya expulso (mandava-o para Espanha, mas ficava cá com os braços dele, que fazem bons centros). E que os sumaríssimos não sejam só para o Benfica, como nos últimos dois anos.

Quanto ao post do engenheiro, é difícil fazer um 11. Vou tentar fazer um 22.

GR: Quim, Helton (concordo).
LD: Fucile, Caneira
LE: Léo, Jorge Ribeiro
DC: Caceteiro Alves, Polga, David Luiz, Sereno
DM: Roca, Katso
MC: Aimar, Lucho, Vuk
ME: Rodriguez, Di Maria, Reyes
MD: Moutinho, Meireles
AC: Cardozo, Lisandro, Liedson

Ambos os MD são a pensar no losango das respectivas equipas. Quantos aos LE, não sei quem são os das outras equipas... Sei o Caneira, mas como não sabia mais LD, pus os do Benfica.

Possíveis revelações: Cocas o Sapu, Urreta, Amorim (revelação no Benfica). O Guarín pelo menos no FM é bom; dos novos argentinos do Porto, algum deve escapar.

Não coloquei o Quaresma, porque nem sei onde ele anda (ninguém sabe).

Esqueceste-te do Cardozo, penso eu. Suponho que não seja por mal, pois também me devo ter esquecido de alguns jogadores que não do meu Benfica (provavelmente no meio de tantas caras novas, até alguém do Benfica passou ao lado).

Agora, apenas dois comentários: fraco campeonato do Léo na época passada ou desculpa para não o teres no fcp? Quanto ao Rodriguez ser à imagem do fcp, há uns meses atrás nem o querias lá, só assinava pelo Benfica porque mais ninguém o queria. Eu, apesar de o achar um grande jogador, gostava que ele tivesse um fim que nem vou aqui comentar. Tipo o fim que alguns gostavam de dar ao Paulo Assunção... mas com maior violência!

Vitor Hugo disse...

A falta do Cardozo não é lapso... não gosto de o ver jogar e nunca o colacaria numa equipa minha... Apenas o punha a jogar se o futebol fosse só bolas paradas (livre e penaltis)...

Quanto ao Jorge Ribeiro só posso rir...já deu provas que a linha lateral não é para ele... a médio desenrasca. O Leo fez uma má época... foi este (e não o Rodriguez) que eu disse que não saia porque ninguem o queria!

Relativamente às duas grandes contratações do Benfica concordo quando dizes que se jogarem o que sabem farão diferença... A verdade é que depois da meningite o Aimar nunca mais foi o mesmo e o Reyes andou 3 anos encostado... fez a 1ª epoca no Arsenal a bom nivel mas depois disso no 2º ano em Londres pouco jogou, no Real não fez patavina e no Atlético ainda menos (era suplente do suplente do Simão)

Relativamente ao teu Benfica acho que na defesa não deverias estar só preocupado com o lado direito... Quando o vosso melhor central é um trinco (Katuranis) está tudo dito.

No que diz respeito ao Rocky só posso dizer que o gajo não é muito bom... para não dizer que é mau!!!

Vitor Hugo disse...

Convenhamos que não é só o teu Benfica que faz más compras e tem jogadores com qualidades muito duvidosas...

Dos reforços do meu Porto pelo que vi posso-te dizer que o Sapunaru me parece um bom jogador.
O Benitez (lateral esquerdo que senta o Fucile no banco) vi-o jogar duas vezes e gostei do que vi.
O Rolandro, na minha opinião, não é jogador para o Porto (espero enganar-me como em relação ao Pepe).
O Guarin é bom jogador... não defende tão bem como o Assunção, mas integra-se muito bem no ataque, tem toque de bola e passa muito bem.
O Tomás Costa está a anos-luz do Lucho e Meireles (parece-me que nunca irá chegar ao nivel destes dois).
O Rodriguez é extraordinário... joga que se farta e vai fazer (já faz pelo que se vê) com que muita gente tenha AZIA...
O verdinho (Hulk) é um flop... uma forma de alguém lavar dinheiro à conta do Porto. É possante, faz umas fintas e tal, mas ninguém no seu perfeito juizo dá 5,5 milhões de euros(por 50% do passe) a um clube da 2ª divisão japonesa por um gajo daqueles...

Vitor Hugo disse...

Por acaso o Cardozo antes do Lisandro não quer dizer que o punhas a jogar e ao Licha no banco pois não??? seria a melhor piada que poderias contar...


Já agora, não considero o David Luiz porque ainda não se sabe quando vai ficar bom... certamente só quando deixar de ser tratado pelo departamento técnico do Benfica.
Convenhamos que um dedo do pé partido não faz ninguém parar um ano... só mesmo no benfas

Dogus disse...

Não pus os jogadores por ordem. Limitei-me a fazer o plantel (para além disso eu jogava com 2 avançados). Pensei que fosse lapso, mas ok. O Cardozo fez uma primeira época muito melhor que a primeira época do Lisandro. E é um grande jogador, que não sabe bater só livres e penalties... 22 golos para época de estreia não me parece mau, para um jogador que nem pré-época fez. O Lisandro marcou 8...

Vitor Hugo disse...

fica lá com o Cardozo k eu prefiro o Lisandro...

Se fossem marcados a favor do FCP os penaltis que deviam ser marcados e fosse o Licha a marca-los tb marcava MUUUUIIITTTTTTTTOOOOOOOOOOOSSSSS mais golos... Não keiras comparar os dois jogadores... Qualquer pessoa que não seja facciosa percebe que mais vale meio Lisandro que um Cardozo inteiro

Dogus disse...

O homem marcou 22 golos e apenas 4 de penalty, se não me engano. Acho que marcou menos golos de penalty do que os golos que o Lisandro marcou em fora-de-jogo ...

Vitor Hugo disse...

que foram todos...

MUDA DE ÓCULOS