6 de junho de 2008

Foi há 64 anos...



Foi há 64 anos que se desenrolou o Dia D mais conhecido do mundo.
A Operação Overlord foi uma operação militar realizada pelos países do chamado Bloco Aliado durante a Segunda Guerra Mundial. A operação consistiu em desembarques em diversas praias da Normandia e saltos de pára-quedistas.

As praias em que foram realizados os desembarques, que se estendiam, de leste a oeste, de Ouistreham a Varreville eram denominadas de leste a oeste: Sword, Juno, Gold, Omaha e Utah beaches. Nestas praias desenmarcaram 155 mil homem dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, dando início à libertação europeia do domínio nazi. Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, estes homens asseguraram uma sólida cabeça-de-praia no litoral francês e dali partiram expulsando os alemães dos países por estes ocupados.
Sobre as praias estendia-se um grande complexo de fortificações cobertas por artilharia pesada chamada de Muralha do Atântico, criada por Rommel, por ordem de Hitler e guarnecida pelos seus exércitos.

Olhando o mapa do território, os comandantes aliados chegaram à conclusão de que além de desembarcar soldados e equipamentos na costa da Normandia, pára-quedistas deveriam ser lançados em lugares estratégicos, tomando pontes, vilas, etc e executando missões de sabotagem. Toda essa estratégia, elaborada por mais de três anos, deu certo. Logo após o salto dos pára-quedistas, mesmo tendo tendo sido estes espalhado caoticamente por toda a Normandia, os aliados disseram que o erro de Hitler ao criar a Muralha do Atlântico foi não ter colocado um telhado nela.

3 comentários:

joão matos disse...

Deveremos nós, ler este texto com sotaque do Brasil??? ih ih ih estava aqui a faltar uma farpazita ih ih ih




abraço

Vitor Hugo disse...

fui eu que esctrvi o texto... fiz uns "copy, pastes", mas reli e não me parece nada de muito abrasileirado...

de qualquer maneira se passou é já a pensar no futuro, uma vez que vamos mudar a maneira como escrevemos por causa dos brasileiros...

joão matos disse...

Humm :) vamos lá a ver é se esta postagem não fica aqui 64 anos :) ih ih ih