4 de junho de 2008

FC Porto suspenso



O FC Porto não irá participar na próxima edição da Liga dos Campeões depois de o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA ter decidido pela suspensão do clube TRI-CAMPEÃO, condenado pela Liga de Clubes por dois actos de tentativa de corrupção.
Os regulamentos de competição da Liga dos Campeões não permitem a participação de clubes envolvidos em «actividade destinada a combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional»...

O estranho disto é que nem Juventus nem Milan foram castigados por terem sido apanhados e condenados por "combinar" resultados.

O engraçado da situação foi a opinião da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), trazida a publico pelo seu presidente, Gilberto Madail, no passado domingo. Este pediu à UEFA equidade e igualdade no tratamento das questões (igualar clubes portugueses aos italianos, por exemplo)... Isto não seria estranho e engraçado se não fosse dito apenas depois da UEFA se pronunciar acerca de quem substituirá o FC Porto na Liga dos Campeões...
É que toda a gente pensava que seria o Benfica, mas a UEFA, na semana passada, trocou as voltas aos queixinhas (Benfica) e à FPF quando anunciou que se o FC Porto fosse castigado quem o substituiria na maior prova de clubes europeus seria o vencedor da Taça UEFA.

Assim, se o recurso não for favorável ao FC Porto e a decisão poderá passar por levar o Zenit St Petersburg à Liga dos Campeões... isto será uma novidade, porque pela primeira vez na minha vida vou-me ver a torcer por 3 clubes na Liga dos Campeões (Sporting, Guimarães e Zennit) e por 2 clubes na Taça Uefa (Maritimo e adversário do Benfica).
Caso a decisão seja levar o Benfica então vou torcer por 2 Clubes na Taça Uefa (Maritimo e Setubal) e por 3 na Liga dos Campeões... Sporting, Guimarães e adversário do Benfica... E torcerei pelo adversário do Benfica porque não gosto de queixinhas... como tal só vou querer que eles se espetem...

18 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda me vou fartar de rir.
Isto tinha que acontecer.
Só se atiram pedras às árvores com fruto...
Sou da opinião que em nome da "transparência" o FCP teria que sofrer as consequências de ser por mérito próprio, grande.

No entanto, penso que se estão há espera de paz,no futebol, podem esperar sentados.
Quer a suspensão se confirme, quer não. Quer o recurso do presidente, tenha seguimento ou não.
Aguardem um pouco e vão ver a resposta a qualquer mudança de estádio; uso de ténis ou de camisolas; conferências de imprensa; compra ou venda de passes de jogadores.... Ao mínimo sinal de não transparência, ou muito me engano ou vai haver "moça".
Se não voltarem à carga, os Calabote, as mãos de Vata, o sequestro do Eusébio e outras mais.
É só questão de tempo e oportunidade.
Já comentei se esta questão do Postiga, efectuada no segredo dos "deuses" não será o começo de uma "santa aliança" para novas "guerras" que se avizinham.
Como já ando por cá há mais de 5 dezenas de anos, já consigo um pouco, ir compreendendo os puzles.
A ver vamos

Dogus disse...

Fizeram asneira e a culpa agora é do Benfica?!? Ao não recorrerem, assumiram a culpa; se são culpados - devem ser castigados. Qual é a dúvida? Porque é que a culpa é do Benfica e não é do vosso "santo papa padroeiro que tem sempre razão penso-eu-de-que"? Ou dos vossos administradores da SAD ou advogados que não sabem os regulamentos?

Mais uma vez repito: a FPF é obrigada a enviar a informação à UEFA. Assim se vê uma coisa: de portista se calhar tens pouco; terás mais de anti-Benfiquista. É isso que nos faz Grandes!!!

Vitor Hugo disse...

Ou és burro ou és ceguinho...

Olha lá, quem é que mandou as traduções das escutas telefónicas à UEFA??? Fui eu queres ver? Quem é que andava todo contente por o Porto ir ser castigado... é bem feita que se lixem também...

Quanto ao facto de o Porto assumir a culpa por não recorrer dá vontade de rir... O Porto não recorreu porque se recorresse o castigo seria aplicado na próxima época, prejudicando a equipa. Assim decidiram não recorrer... E, caso não saibas, o castigo não foi pelo Porto não ter recorrido, mas por ter sido castigado... é que é uma coisa completamente diferente... só tu é que não vês... mas se tirares as pálas dos olhos e pensares talvez percebas!

Quanto ao castigo da UEFA, ainda se pode recorrer, portanto nada está concluido!

Os Portistas é que são todos uns maus e uns anti-benfiquistas.... porque torcer para que os outros não vão às competições da UEFA é prova de um Benfiquismo puro...
Se não forem vou-me fartar de rir, porque (e aí dou razão à UEFA) não há razões para o Benfica ir, já que por mérito desportivo o Benfica não merece calçar os pés na Champions...

Quanto a torcer contra o Benfica vou mesmo faze-lo... se os outros torcem contra mim, porque é que eu vou torcer pelos outros???

Dogus disse...

Quando não se tem argumentos... insulta-se!

A FPF é obrigada a fazer o relatório. E o resto é conversa.

O porto não recorreu porque assume a culpa: ponto final, parágrafo! Se estão tão confiantes de que não têm culpa, então NÃO SERIAM PREJUDICADOS se recorressem...

O porto só é castigado pela decisão transitar em julgado, o que só acontece porque o porto não recorreu! Se tivesse recorrido, então a UEFA não podia decidir.

Mais uma vez esta conversa só se aplica porque é o clube do coração. Se o Carlos Cruz viola crianças o que deve fazer? Cadeia com ele! Se ele não recorrer? Assume a culpa! Se ele recorre e ganha: indemnizado. Se recorre e perde: castigado? Porque é que com os clubes de futebol não há-de ser assim? Porque é que quando o Nuno Assis é castigado por aparecer dopado, e ele diz que não foi ele, porque é que vocês disseram: pois, coitadinho, não fez nada... A mim nunca me ouviram dizer nada sobre isso! Infringe os regulamentos... castigado!

Eu não disse que nada está concluído: a forma como colocas o post é que dá a entender que já acreditas que nada se vai alterar!!!

Nunca me viram torcer para o porto não ir à UEFA por esta razão... Obviamente que se no final do campeonato ficar em 10º fico contente por não irem às competições europeias, mas depois de lá estarem, nunca me viram mais contente por eles saírem!

Agora, quando se defende com unhas e dentes que a justiça é para se cumprir, é para tudo na vida!!! Incluindo o nosso clube. Poucos são os portistas que dizem, sem qualquer tipo de problemas: cumpriu uma ilegalidade, tem que cumprir. Isto é que é muito triste! Se o meu clube fosse acusado de corrupção, eu sentia-me ENVORGONHADO! E não vinha defender quem corrompeu (ou tentou)!

Paixão clubística é uma coisa; clubite é outra diferente... Como se assumem as vitórias justas, devem-se assumir os erros... Quem comete um crime tem que pagar por ele.

E não me venham com a história que não foi o porto, mas sim o presidente. Claro: uma instituição nunca pode cometer um erro, pois ela é impessoal! Mas isso não é razão: eu posso processar o Estado português, e ele nunca comete um crime contra mim, mas sim quem está à frente dele...

Custa, sei que custa. Como me custa a mim ter um presidente preso porque se aproveitou do clube; como me custou a mim ver jogadores que treinavam e não assinvam sequer contrato (tipo o Rushfeldt). Mas há momentos em que temos que pensar: pois, é a minha paixão... mas esteve mal! Da mesma forma que, se a Carlinha fizer uma asneira, nós lhe puxamos as orelhas, e ela tem que sofrer as consequências... Mas não deixamos de gostar dela...

Já agora, quem corrompe, que mérito desportivo tem?!?

"Quanto a torcer contra o Benfica vou mesmo faze-lo... se os outros torcem contra mim, porque é que eu vou torcer pelos outros???". Não deixes que nenhum paneleiro veja que escreveste esta frase... é que se ele faz, pode perguntar-te porque é que tu não o fazes com ele...

Um abraço!

Vitor Hugo disse...

Sabes que neste país as pessoas são consideradas inocentes até que se prove o contrário... e caso não saibas, FCP, Boavista, Pinto da Costa, Valentem Loureiro, etc... têm os casos em tribunal por julgar...

Como se vê que tu dominas as questões dos advogados do Porto e do Pinto da Costa, bem como as estratégias de defesa, é provável que saibas que uma instituição é imputável em relação a crimes... ou seja, recorrendo o Pinto da Costa e sendo ele ilibado o clube é automáticamente ilibado... Como deves também saber, segundo o que se fala, a indemenização que o Porto irá pedir à Liga se isto acontecer será tão grande que vamos ter várias receitas de Ligas dos Campeões de uma só vez e será o suficiente para hipotecar a Liga...

Nada de muito grande, porque ao que parece a indemenização à UEFA será ainda maior...

Quanto ao resto dos teus comentários, nem me vou preocupar em responder... porque para responder tinha de baixar muito o nível...

Tana disse...

Xiiiiiiiii o futebol nao se discute, é como a religiao,o partido...somos pq somos e so temos é que ser respeitados e respeitar! :)
Fiquei muitissimo triste com a suspensao do nosso clube..e se falamos em justiça, ja fomos penalizados, se calhar já chega!

Pra animar o pessoal, deixo-vos umas dicas pra ver se aguentamos o trabalho no gabinete (sempre achei q trabalho de gabinete era caquinha)BEIJOS*

1. Na sua hora de almoço, sente-se no seu carro estacionado, ponha os óculos escuros e aponte um secador de cabelos para os carros que passam.Veja se eles diminuem a velocidade.·
2. Encoraje os seus colegas de gabinete a fazerem uma dança de cadeiras sincronizada consigo.
3. Coloque o seu recipiente do lixo sobre a mesa de trabalho e escreva nele, "Entrada de Documentos" .
4. Desenvolva um estranho medo aos agrafadores.
5. Ponha café descafeinado na máquina de café, durante três semanas.Quando todos tiverem perdido o vício da cafeína, mude para café expresso.
6. No verso de todos os seus cheques, escreva, "referente a suborno" .
7. Sempre que alguém lhe disser alguma coisa, responda, " isso é o que tu pensas " .
8. Termine todas as suas frases com, " de acordo com a profecia" .
9. Ajuste o brilho do seu monitor para o ní­vel máximo, de forma a iluminar toda a área de trabalho. Insista com os outros de que gosta assim.
10. Sempre que possível, salte em vez de andar.
11. Quando for à Ópera, cante com os actores.·
12. Vá a um recital de poesia e pergunte por que é que os poemas não rimam.
13. Descubra onde o seu chefe faz compras e compre exactamente as mesmas roupas. Use-as um dia depois do seu chefe as usar. Tem, ainda, mais impacto, se o seu chefe for do sexo oposto.
14. Mande e-mail's para o resto da empresa, dizendo o que está a fazer, em cada momento. Por exemplo: "Se precisarem de mim, estou na casa de banho".
15. Coloque um mosquiteiro à volta da sua secretária e ponha um CD com sons da floresta, durante o dia inteiro.
16. Quando sair dinheiro da caixa Multibanco, grite.
17. Ao sair do jardim zoológico, corra na direcção do parque de estacionamento, gritando, "Salve-se quem puder! Eles estão soltos!"
18. À hora do jantar, anuncie aos seus filhos: "devido à nossa situação económica, teremos de mandar embora um de vós" .
19. Todas as vezes que vir uma vassoura, grite, "Amor, a tua mãe chegou!"

Anônimo disse...

Por favor, vamos ter termos e senso.
A clubite não deve extravasar.
Para os azuis, nada está perdido.
Para os vermelhos, nada está ganho.
É verdade que tudo isto é triste, mas não me sinto assim tão envergonhado, porque ainda não estou convencido, nem do apito dourado nem final.
Os factos reportam-se à época de 2003/2004, aquela em que o FC Porto treinado por Mourinho passeou uma ampla superioridade, que foi campeão nacional com doze pontos de avanço e campeão europeu.
Os jogos em questão, foram na parte final do campeonato e nenhum deles teve influência na classificação de qualquer das equipas envolvidas.
Não estou convencido de toda a "verdade" não provada, baseada na "verdade" de uma senhora que não é credível para uns processos (caso Bexiga) e o é para outros.
Certamente nos lembramos de quando ela esteve na Luz, entre os Super-Dragões, com um cartaz mal-criado e provocatório dirigido ao "Orelhas".
Certamente nos lembramos que LFV no final uma insólita conferência de imprensa sobre a vida privada de Pinto da Costa, acusando-o de viver com uma usurpadora no lugar da mulher «legítima».
Mas a vida tem disto e eis que a ex legitima de PC se divorciou e voltou a ser "legítima" e a tal usurpadora, passou a proscrita e foi desembocar na protecção e estima daquele a quem chamara de Orelhas.
Falem, mas com serenidade e vão esperando.
Mesmo que alguma coisa venha a acontecer, o FCP vai, no campo, continuar a ser grande.
(o fim de semana em hoquei, foram só seis que o hexacampeão, brindou. Deve ter havido tentativa de aliciamento dos árbitros...).
Para além da serenidade haja compostura verbal.
E se em tribunal, PC for ilibado?
E por aqui me fico, em relação ao tema é mesmo ponto final.

Anônimo disse...

Leiam a crónica do Miguel Sousa Tavares em www.fcporto.ws

Para além disso:
1 - Sempre defendi que o FCP devia ter recorrido;
2 - A FPF prestou informações erradas (disse que o caso estava encerrado e não está... uma vez que o seu próprio Conselho de Justiça chamou o FCP à defesa de Pinto da Costa (passou um atestado de menoridade ao gabinete jurídico do FCP mas deu-me razão a mim...);
3 - Ainda que tivesse havido tentativa de corrupção em 2004... a lei de 2007 não se aplica! (repare-se que suspeitas de tentativa de corrupção em 2004 são mais penalisadas do que a combinação de resultados em 2004provada em tribunal - mesmo ano, leis diferentes);
4 - Como eu estava à espera, como já ouvi relatos na rádio, como pude confirmar no momento em que a notícia foi dada... a "nação benfiquista", afastada à muito da última alegria resultante de conquistas por mérito próprio... rejubilou em palmas e vivas. Que esperar de clubes cujo sentimento após perder 2-0 no Dragão era de alegria por não ter sido goleado...

licínia disse...

Também posso achar algumas coisas...nomeadamente, se for verdade que o FCP esteve envolvido em manigâncias de resultados, a UEFA tem toda a legitimidade para a pena escolhida; se for verdade, é muito feio; mas se for verdade, não é menos feia a atitude dos benfiquistas.
No meio disto tudo, obrigado tati pelo momento de descontracção...

Dogus disse...

Volto a repetir: foi a FPF...

Vitor Hugo disse...

quando a água passar toda por debaixo da ponte (pode ser a ponde da arrábida) logo vimos como vão ser as coisas...

Dogus disse...

Eu vou deixar de comentar coisas do porto no blog, por algumas razões que me parecem muito simples.

Primeiro porque fazem disto uma cabala contra o porto, ainda por cima orquestrada com o Benfica (quando é a FPF que tem que dar - e deu . a informação).

Segundo, porque me chamam burro e depois, com uma resposta normalíssima (faço menção aos paneleiros apenas, mas não chamo nada a ninguém) e dizem que baixo o nível - porque usei uma imagem para explicar que ir atrás da carneirada só por ir, é uma incoerência enorme.

Terceiro, e principalmente este, porque se defende com unhas e dentes um clube e um presidente, mesmo quando faz coisas erradas, e mesmo quando essas coisas são crime. Volto a pegar no exemplo da Carlinha: se ela fizer uma asneira, é castigada. Alguém comete um crime e catrapus! Como é o meu queridinho do coração, é uma cabala!!!

Usa-se o facto do porto ter sido campeão europeu em 2004 (merecidamente, nunca ninguém me viu dizer o contrário, como ninguém me viu torcer contra o porto nesse ano nem sequer no ano anterior onde fui festejar a vitória na UEFA para a rua) para desculpa o pinto da costa... mas ninguém pensa que, nesse caso, os telefonemas, prostitutas, tentativas do que quer que seja que possam ser feitos são, então, uma idiotice enorme? Ele é santo. E O BURRO SOU EU?!?!? (para que fique claro, estou a chamar burro a quem, com tanta superioridade, tenta fazer alguma coisa, e não a quem o apoia; esses são incoerentes).

Ninguém me ouve uma palavra de apoio ao meu presidente, quando ele se põe a espingardar. Apoio, ou deixo de apoiar, as decisões estratégicas em relação ao Benfica.

Nunca ninguém me ouviu o que quer que seja sobre a Carolina Salgado!!! Mas ouvi o namorado da altura dela defendê-la, a dizer que era o mais que tudo; e depois, tal como ela se desbocou, também ele disse que o grande era ele porque a tirou da má vida (mas foi lá buscá-la...).

E por mais que vos custe, se calhar eu preferia que nada disto tivesse acontecido. Se nunca houvesse nada disto. E se o pc for ilibado? Acabam-se os castigos todos. Se servir para melhorar o nosso futebol, tanto melhor.

E se ilibarem o Bibi?!? Que porcaria de justiça nós temos...

Aquilo em que não me apanham, isso de certeza, é a defender um crime ou uma tentativa de crime. Ele também pode ter sido acusado injustamente, e não ter cometido crime nenhum, porque ainda há os vários recursos. Mas a estratégia não é essa: a estratégia é tentar eliminar os meus de prova (escutas telefónicas, por exemplo), como tal. É o mesmo que eu dar uma sova a alguém, mas como não há provas, nunca sou apanhado. Mas eu dei a sova...

São estas incoerências que me fazem não responder mais ao que quer que seja sobre os clubes e é esta a razão porque não coloco nada sobre futebol no meu blog há muito tempo... Faço comentários e posts sobre a selecção que, supostamente, é o clube de todos. Mas mesmo assim arrisco-me a levar algum comentário de alguém que queira que a selecção perca!!!

Vitor Hugo disse...

Primeiro, se a FPF não mentisse (claro que não foi de propósito porque os unicos maus são os portistas) quando diz que o caso está encerrado ngm os acusava...

Segundo, se a carapuça do burro serviu e não a do ceguinho o problema não é meu...

Terceiro, não me viste a defender o meu clube e o presidente deste com unhas e dentes... apenas a defender a justiça, ou a falta desta...
Porque é que o meu clube é afastado de competições europeias e outros clubes de outros campeonatos não são?
Porque é que na aplicação da lei para o meu clube pode haver retroactividade e para os outros não?
Porque é que o meu clube é acusado com provas que não podem ser usadas e com base em livros de uma pessoa qualquer? (agora vou escrever um livro em como o nosso 1º me roubou e ele vai preso)

Como já disse e vou repetir para ver se toda a gente percebe, em Portugal toda a gente é inucente até que se prove o contrário...
O FC do Porto e o seu presidente não foram condenados a nada por tribual algum... A Comissão Disciplinar da Liga é que decidiu, porque são mais espertos que os outros, que deveriam penalizar vários clubes, dirigentes e árbitros.
Como até se provar que são criminosos eles são inocêntes, parece óbvio que não estou a falar de culpados...

E assim dou por encerrada esta conversa!


P.S-
Como muita gente gosta de referir, até em Itália (país da máfia) a justiça funcionou... e têm razão! A Fiorentina foi obrigada a fechar portas por falência após lhe serem penhorados os bens por motivos de dividas ao fisco... onde é que eu já vi isto e nada aconteceu???

Anônimo disse...

Defender a prática de um crime?

Se bem me lembro... o processo de inquérito que decorreu no Ministério Público sob a alçada da "super-procuradora-perita-no-combate-à-corrupção" Maria Jopé Morgado versando sobre os jogos que serviram de base à decisão do Conselho de Disciplina da Liga... foi arquivado! Onde está o crime?

E já agora que falamos em escutas e nas consequências das mesmas...
lembram-se do telefonema do Orelhas para o Valentão em que ele escolhia o árbitro que queria para o jogo da taça?
Se as suspeitas e o mero falatório servem para castigar uns...

Anônimo disse...

Pormenores...

Parece que um dos responsáveis pela elaboração e sustentação do argumentário da UEFA no caso FCP é italiano e adepto confesso da «vechia signora»...
Já percebo melhor algumas das linhas do comunicado...

Anônimo disse...

... e já fazia falta uma poll com palpites (tipo totobola) para o euro... não acham???

joão matos disse...

eh eh eh eh olha o q para aqui vai...eh eh eh

Anônimo disse...

DECISÃO ANULADA...

Os argumentos óbvios... afinal não eram tão óbvios assim...