12 de novembro de 2012

Matemática de um mais outro



Muita gente detesta matemática... Penso que a principal razão para isso acontecer é o pequeno facto de essas pessoas não a perceberem. Como não percebem dizem que não gostam... é mais fácil dizer que não se gosta do que fazer um esforço de a aprender.


Muitas vezes vista como "bicho papão" dos estudantes é sem dúvida a mais exacta das ciências.

Diz-se muitas vezes que algumas coisas nada têm de matemática. É sobre uma dessas coisas que venho falar hoje: as relações de amor a dois! Toda a gente diz que não são matemáticas. No entanto eu digo o contrário... Uma relação de amor a dois baseia-se em matemática pura e dura e no entanto imensamente simples, de forma que qualquer um consegue perceber se assim o quiser! Vejamos...

Todos nós aprendemos na escola primária os principios básicos da matemática: os números e as operações simples (soma, subtracção, multiplicação e divisão). Estas operações são as funções básicas de uma relação a dois... No entanto têm de ser usadas todas em conjunto e nunca se deixar nenhuma para trás.
Toda a relação é feita de somas, subtrações, multiplicações e divisões. Numa relação de amor a dois, cada lado da equação (ou seja, cada uma das pessoas) deverá:
- somar alegria, carinho, sorrisos, abraços, beijos, etc.
- subtrair angustias, medos, lágrimas, etc.
- multiplicar felicidade, amor, sorrisos, etc.
- dividir emoções, problemas, dias felizes, momentos, etc.

Se não as tiver a todas estas operações de ambos os lados da equação tratar-se-á de uma relação disfuncional. 
Quem não consegue somar nada, está apenas a subtrair ao outro lado da equação, esquecendo que chegará a altura em que mais nada heverá para tirar.
Quem não subtrai, não vê que há coisas a tirar do outro lado da equação, não estando pois atento ao que se passa para lá do sinal de igual.
Quem não multiplica, não consegue fazer crescer o que tem e o que o outro tem, permanecendo impávido à espera que algo aconteça.
Quem não divide é egoista e fechado em si próprio, não percebendo que dividindo do seu lado está a fazer crescer o outro lado da equação.

É através da conjugação destas operações de ambos os lados da equação que se consegue manter e fazer crescer uma realação de amor entre duas pessoas!!!

Quero continuar a usar as somas, as subtrações, as multiplicações e as divisões na equação
ANA + VITOR = 1

Um comentário:

Hannah disse...

Esta foi a coisa mais bonita que alguma vez alguém me escreveu :)

Primeiro, pela sinceridade com que escreves tudo o que vivemos... E depois porque o traduzes de uma forma muito clara para a linguagem de um Engenheiro: a Matemática!

Sabes, sempre gostei muito de matemática. Mas esta tem muito mais sentido :D