22 de outubro de 2012

Sabores de outono





Há sabores que são sazonais e que estão associados a algum período de tempo específico. O outono tem os seus sabores específicos, que facilmente associamos ao frio, à chuva e aos dias pequenos e cinzentos.

Por estes dias lembrei-me de alguns deles... tenho saudades!!!

As castanhas são um marco neste período, não há volta a dar! Quem me conhece sabe que eu adoro castanhas... Não interessa a maneira como são feitas. Eu gosto de todas as maneiras possíveis e imaginárias... Até cruas!
Ando com desejo... lembrei-me!!!
Lembrei-me de quando era novo (tão novo que quase nem me lembro) e vinha da escola do Rossio com o velho Manel e se se sentia o cheiro a castanhas assadas ao chegar à Praça do Giraldo. Às vezes e eram muitas as vezes, lá havia um mimo para os netos e um cartuxo vinha para as nossas mãos. Sabiam bem... nem sempre era boas, mas sabiam muito bem...
Lembrei-me das vezes em que se chegava a casa da velha Fina e pairava no ar o cheiro a ervas doces... No fim da refeição lá estavam as castanhas cozidas à nossa espera. Davam muito trabalho a arranjar, mas sabiam muito bem...

Outro sabor que sempre associei ao outono foi o sabor das romãs... No norte não se come romãs, nem se encontram facilmente. Aqui as pessoas são impacientes e não conseguem ter tempo para arranjar tal fruto.
Ando com desejo... lembrei-me!!!
Lembrei-me das vezes que chegados a casa dos avós paternos a taça cheia de baguinhos vermelhos coloria o armário por detrás da mesa. Lá ia-mos nós roubar umas quantas, enchendo a boca daquele saboro fruto. A taça tinha levado pelo menos duas horas a encher, mas não havia problema... se começassem a ser poucas o ti Manel lá ia arranjar mais uma ou duas para que não faltassem... Às vezes eram amargas e tínhamos de pôr açúcar, mas sabiam muito bem...

Com os dias a ficar mais pequenos, brincava-se menos tempo na rua e chegava-se mais cedo a casa, logo o lanche era sempre maior, pois o jantar ainda estava longe. Os bolos acabadinhos de fazer eram muito mais frequentes.
Ando com desejo... lembrei-me!!!
Lembrei-me dos fins de semana em que ia para casa da avó Fina passar a tarde com ela. Era muito frequente ter de aparecer um bolo para nós... Afinal um lanche com o neto tinha sempre de ter um miminho. Adorava o bolo de requeijão... era algo mágico... algo que só a velha Fina sabia fazer! Às vezes o bolo estava mesmo quente e tinha de esperar bastante, mas sabiam muito bem...

Tenho saudades...
não tenho saudades de ser criança... o que lá vai, lá vai. Tenho saudades dos cheiros, dos sabores, mas principalmente deles... dos meus avós!!! É a eles que estão associados estes cheiros, sabores e recordações. A dedicação, os mimos e os sorrisos podiam nem sempre ser evidentes, mas estavam sempre lá e sabiam muito bem...

4 comentários:

CarlaFerreiraMendes disse...

Concordo com cada palavra :) até eu, que há tão pouco fui criança, tenho saudades desses mimos :)

Beijinho grande!

Vitor Hugo disse...

Tu AINDA és criança :P

Beijinho

CarlaFerreiraMendes disse...

Isso és tu a tentar não pensar que já estás velho :p

licínia disse...

E eu ainda apanhei muitos desses miminhos;) Também tenho saudades deles.
E é giro, muito giro que em pequenas coisas, como cheiro das castanhas, eles estejam presentes. É sinal que eles impregnaram a vidas de todos nós com o seu "bom odor".
Ah!Nós já temos romãs e marmelos cá em casa. O bolo fica para a próxima inspiração.
Bons serões por aí,
Bjs