25 de abril de 2011

Vigília Pascal

Ao longo dos quarenta dias da Quaresma de 2011 iniciados com o Rito das Cinzas
em que fomos convidados pelo Profeta Joel:
"Rasgai os vossos corações,  não as vossas vestes". (Jl 2,12-18)
 por S. Paulo:
"Reconciliai-vos com Deus... Eis agora o tempo favorável."  (2Cor 5,20-6,2)

Jesus, no Evangelho,  apresentou-nos três práticas que devem ser realizadas com autenticidade... A Igreja, apontou-nos três Caminhos Quaresmais:  
- A Oração que nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus...
 - O Jejum que nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior.  
- A Esmola que nos leva a  doar aos irmãos,  no serviço fraterno,  em gestos de solidariedade e de partilha
E foi assim que fizemos da nossa Quaresma, um tempo forte de conversão e renovação em preparação à PÁSCOA.


Fizemos no deserto da nossa vida, a experiência Da ORAÇÃO
                                               
Fizemos da Palavra de Deus... o nosso alimento

Descansámos no Senhor

Na nossa Quaresma também fomos tentados a abandonar o Plano de Deus

Certamente também foi tempo de RECONCILIAÇÃO

Vivemos a experiência da Partilha

Pela Transfiguração, Cristo mostrou-nos, que uma existência  feita dom não é fracasso, mesmo que termine na cruz

Descobrimos que Jesus é: “Água Viva” "Luz do Mundo“  e “O SENHOR DA VIDA”
                          
Celebrámos A Ceia do Senhor

Meditámos na Paixão e Morte de Jesus


E Eis-nos na Vigília Pascal


Ressuscitou
A celebração anual da Morte e Ressurreição do Senhor, tem o seu ponto culminante na VIGÍLIA PASCAL. Ela é o coração da liturgia cristã, o centro do ano litúrgico, a mais antiga, a mais sagrada, a mais rica de todas as celebrações. É como diz Sto. Agostinho: “A Mãe de todas as Vigílias”.
Nesta noite santíssima, a Igreja convida os seus filhos para numa vigília de oração celebrarem a PÁSCOA DO SENHOR na esperança e na alegria, para assim triunfarem com Cristo sobre a morte e de viverem com Ele para sempre.
A Vigília Pascal inicia-se com a bênção do lume novo. A Ressurreição gloriosa de Cristo é luz para todos os homens! É símbolo da vida que desponta, que se expande.


LITURGIA DA LUZ


Do meio das TREVAS surge uma nova luz, que se irradia progressivamente                 para todos os lados. E as VELAS que levamos nas mãos,  lembram-nos que unidos a Cristo... também nós venceremos...
Na Bíblia, o tema da Luz é muito rico: Deus é Luz... (1ª obra na Criação...). Jesus é a "Luz do Mundo", convida-nos a ser Luz do Mundo e garante-nos que "Quem me segue não anda nas trevas"
Cristo, simbolizado pelo CÍRIO PASCAL, é levado solenemente para a um lugar de destaque  na celebração.
Diante do Círio Pascal, sinal da presença gloriosa de JESUS CRISTO, a Igreja entoa o PRECÓNIO PASCAL – um Hino Triunfal – um verdadeiro poema de Acção de Graças, para celebrar a libertação do povo de Deus do Egipto, a libertação de Jesus do sepulcro, a nossa libertação do pecado e a passagem à Graça e anúncio da Páscoa Eterna.

LITURGIA DA PALAVRA
Nesta Noite Santíssima, são-nos apresentadas uma série de leituras bíblicas, que nos narram  várias etapas importantes da História da Salvação.

 Na CRIAÇÃO:A primeira leitura da Liturgia da Palavra desta Vigília, é a primeira página da Bíblia e nela é narrada a história do maravilhoso plano de Deus a respeito do mundo e do homem que Ele criou à Sua imagem e semelhança e preparou tudo para o fazer rei de toda a criação. Apesar da resposta negativa do homem, Deus promete um SALVADOR.

Na LIBERTAÇÃO: Deus após ter escolhido ABRAÃO, como Pai  de um grande Povo,      escolhe MOISÉS para iniciar a caminhada da Libertação. A travessia das águas do mar vermelho abre aos Hebreus o caminho para a Terra Prometida.
Esta passagem da Sagrada Escritura, anuncia-nos já o Baptismo: o Baptismo é também a passagem pela água que nos liberta do pecado e nos faz chegar à vida da Graça.

Os PROFETAS:  que acentuam a eterna misericórdia de Deus, que renova sempre a ALIANÇA, e impelem o povo a viver na FIDELIDADE.  É aos homens manchados pelo pecado que o Senhor diz: "Derramarei sobre vós águas puras, dar-vos-ei um novo coração". É esta a renovação que a Páscoa de Jesus oferece a todos nós e ao mundo.

SÃO PAULO: Dá uma importante Catequese Baptismal. A leitura que nos vai ser proclamada, é a melhor apresentação do sentido dos Baptismos que se celebram nesta Vigília. S. Paulo fala-nos do núcleo de toda a mensagem Pascal: SOMOS BAPTIZADOS NA MORTE DE CRISTO PARA NOS TORNARMOS PARTICIPANTES DA SUA RESSURREIÇÃO.



EVANGELHO: Durante 40 dias, a Igreja não cantou o aleluia, para entoar agora este canto de alegria e festa. E há um motivo. É que ergueu-se o Sol após a longa noite!
É o primeiro dia de uma nova criação! Jesus Cristo nosso Senhor, Ressuscitou e a Sua ressurreição gloriosa, prolonga-se em nós pelo Baptismo e pela Eucaristia.

LITURGIA BAPTISMAL

Das águas do Baptismo, nasce e edifica-se o novo Povo de Deus. Por isso, a Liturgia Baptismal vai dominar a terceira parte da nossa Vigília.
Serão cantadas as ladainhas pedindo a Deus por intercessão de todos os Santos, que nos confirme na fé e ilumine os catecúmenos.
Irá ser benzida a água baptismal, significando que toda a sua eficácia deriva do Mistério Pascal. Depois, seremos aspergidos, para memória do nosso Baptismo a fim de permanecermos fieis ao Espírito que recebemos. Por fim, com as nossas velas acesas na mão, renovaremos as promessas do nosso Baptismo, renunciando com determinação ao pecado e com alegria manifestaremos a nossa Fé.


E a Vigília termina com a Liturgia Eucarística.
Nela exprimimos a nossa alegria e dirigimos a nossa acção de graças pelas maravilhas realizadas nesta noite, “em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado”.
Tomando parte no banquete da Nova Aliança, ratificamos a nossa adesão a CRISTO VIVO E RESSUSCITADO.

Nenhum comentário: