19 de março de 2010

Para o meu pai


Um filho é como um ramo despontado
do tronco já maduro que sou eu
um filho é como um pássaro deitado
no ninho da mulher que me escolheu

Um filho é ver-se um homem atirado
no mundo da verdade em que nasceu
um filho é ver-se um homem prolongado
das raízes da terra para o céu


Meu filho minha vida és meu sangue e meu carinho
meu pássaro de carne meu amor
meu filho que nasceste do ventre do carinho
da minha companheira que deu flor


João é um botão de cravo rubro
Joana é uma rosa cor de Abril
dois filhos que eu embalo e que descubro
que sendo só dois podem ser mil

Pois filhos do amor e da ternura
que sendo de todos não são de nenhum
e não há no mundo coisa mais pura
que agente amar em todos cada um


Meu filho minha vida és meu sangue e meu carinho
meu pássaro de carne meu amor
meu filho que nasceste do ventre do carinho
da minha companheira que deu flor


João é um botão de cravo rubro
Joana é uma rosa cor de Abril
dois filhos que eu embalo e que descubro
que sendo só dois podem ser mil

Pois filhos do amor e da ternura
que sendo de todos não são de nenhum
e não há no mundo coisa mais pura
que agente amar em todos cada um

(Ary dos Santos)




(A partir de 3m40s)

2 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADO.
ESTE POEMA É LINDO E GOSTO DELE COMO VÓS SABEIS.
UM GRANDE BEIJO AOS MEUS FILHOS. SÃO ELES QUE ME FIZERAM PAI.
UM GRANDE OBRIGADO E UMA ORAÇÃO DE SUFRÁGIO PELOS PAIS, DA NOSSA FAMÍLIA, QUE ESTÃO NA CASA DO PAI CELESTE E QUE RECORDO COM SAUDADE E SUSSURO BAIXINHO:
"Pai : meu querido, meu velho, meu amigo !!!"
UMA PRECE PELOS MEUS BISPOS QUE NO DIA DO FALECIMENTO DO TI MANEL ESTIVERAM CONNOSCO, COMO QUE DIZENDO: ZÉ CONTINUAS COM UM PAI NA TERRA. E O D. MAURÍLIO FOI O MEU BISPO ORDENANTE.
UM GRANDE BEIJO E ABRAÇO AOS MEUS FILHOS QUE SÃO PAIS, LEMBRANDO-LHES QUE TENHAM SEMPRE PRESENTE QUE "FILHO ÉS, PAI SERÁS..."

ESTA HISTÓRIA, VINHA NUM LIVRO DE LEITURA DA MINHA PRIMÁRIA:
"Nos velhos tempos havia uma terra onde os filhos costumavam levar os pais velhos, que já não podiam trabalhar, para o cimo de um monte, onde ficavam sozinhos, para morrer à míngua. Certa vez ia um moço do lugar levando o velho pai às costas, para abandoná-lo. Chegando ao ponto em que ia deixar o ancião, colocou-o no chão e deu-lhe uma manta para que se abrigasse do frio até a hora da morte.
E o velho perguntou :
- Tens por acaso uma faca contigo?
- Tenho, sim senhor. Para que a quer?
-Para que cortes ao meio esta manta que me estás dando. Guarda a outra metade para ti, quando teu filho te trouxer para este lugar.
O moço ficou pensativo. Tomou o pai às costas e voltou com ele para casa, fazendo assim, com que o horrível costume desaparecesse para sempre."

LEMBREMO-NOS DAQUILO QUE UM DIA WILHELM BUSCH (ESCRITOR DO SEC XX)DISSE: "TORNAR-SE PAI É FÁCIL. DIFÍCIL É SÊ-LO"

PELAS VEZES EM QUE NÃO SOUBE SER PAI PEÇO PERDÃO AOS MEUS FILHOS.
O VOSSO PAI

CarlaFerreiraMendes disse...

Um beijinho muito muito grande ao melhor pai!!!
Já dei por telemóvel, e logo dou pessoalmente...até logo