30 de março de 2008

Stella Matutina


"O coro Stella Matutina nasceu há aproximadamente 10 anos, com o objectivo de imprimir às celebrações litúrgicas da Catedral de Évora um nível musical digno da elevação do culto cristão.

Por isso, a sua especificidade consiste na interpretação de música litúrgica, clássica e moderna, e o seu objectivo fundamental em louvar a Deus pela arte dos sons e ajudar o povo cristão a exprimir a sua fé."

Foi nestes moldes que, no ano de 1998 (tinha eu 16 anos) me juntei aos Stella. Era um puto no meio daquela gente toda, mas gostava de cantar e tinha ali a oportunidade de o fazer de uma forma diferente. Entrei para o naipe do qual o meu irmão Hugo fazia parte... os tenores! Foi uma integração fácil... conhecia o maestro (Pe. Joaquim) há muito tempo, tinha a companhia do meu irmão mais velho e a maior parte do coro era bastante simpática, especialmente os tenores.
Entre estes fiz grandes amigos ao longo dos anos e vivi momentos muito bons... Ricardo, Ruben, Molero, Barradas, Pastorinho, Duarte, Joaquim, Taborda e Hugo foram alguns daqueles com quem partilhei os bancos em degraus na Sé.

Sempre me deu muito gozo cantar nos Stella, rodeado de amigos e pessoas descomplexadas que, tal como eu, tinham sempre o objectivo de fazer o seu melhor, não para serem considerados grandes músicos ou cantores, mas apenas para ajudarem da melhor forma o povo cristão a louvar a Deus. De entre todas as celebrações sempre foram as celebrações da Semana Santa (a apelidada "prova de fogo" do coro) as que mais gostava. Era uma semana diferente... sempre com montes de ensaios e celebrações, a qual culminava com a vigília das vigílias... No final da Vigília Pascal o coro podia-se sentir cansado, mas sempre com a sensação de "dever cumprido".

No Domingo de Ramos do ano 2000 fui cantar pela primeira vez um Salmo à Sé... Cantei bem... pelo menos foi o que me disseram! Entretanto cantei muitas outras vezes Salmos na Sé. Nunca me senti melhor que ninguém por cantar Salmos, mas sou sincero, gostava bastante!
Nesse mesmo ano entrei para a universidade e fui viver para Coimbra. Contudo a minha ligação aos Stella não acabou por aí... Continuei a ir a alguns ensaios (principalmente no 1º ano de universidade) e a dar uma ajudinha ao Pe. Joaquim, mas principalmente aos "meus" tenores quando estes precisavam. Cantei em 9 Semanas Santas e em muitas outras celebrações... sempre com o mesmo gosto e o mesmo entusiasmo da primeira vez.

Com o passar dos anos vi entrar para o coro muita gente, entre eles a minha mãe, a minha irmã, as Margaridas, o Miguel, etc... aos poucos e poucos fui-me tornando num dos membros mais antigos do coro! Da ultima vez que cantei no Stella, contavam-se pelos dedos das mãos as pessoas que faziam parte do coro quando eu entrei... São, César Cardoso, Teresa, Narcisa, Milú, Custódia, Joaquim, Barradas, Pastorinho e claro, o Pe Joaquim, foram pessoas que me lembro de ver quando entrei para um ensaio a primeira vez...
Foram muitos os momentos que vivi ao lado dos Stella... Vi a minha irmã ir cantar o seu primeiro Salmo na Sé, o que, logicamente, me encheu de orgulho. Vi a minha mãe a chorar quando eu regressava do "Meu Deus, Meu Deus, Porque me abandonaste" no ano em que o meu avô morreu. Vi o meu irmão espalhar-se ao comprido no "A bondade do Senhor". Vi o coro ter bons momentos e maus momentos...

E dá-se que, ao fim de 10 anos o Pe. Joaquim deixa o coro...
Com a sua saída fechou-se também para mim um ciclo nos Stella. Como sempre disse não há pessoas indispensáveis nem insubstituíveis e eu não sou a excepção. Com um maestro que desconheço não faz sentido ir ajudar o coro, mesmo que este precise... Assim, mesmo estando presente na ordenação dos diáconos, não fui cantar para o coro. Foi uma sensação estranha... já não estava habituado a ir à Sé sem ser para ir para o coro. Mais estranho ainda foi o facto de ouvir o coro a cantar a maior parte das musicas a uma voz... Não que eu pense que, cantando a 4 vozes, se louve melhor a Deus, mas sempre foi a imagem de marca e o estilo dos Stella Matutina.

Na passada Semana Santa por motivos profissionais não pude estar em Évora, contudo ouvi o meu coro na transmissão da Rádio Renascença na Sexta-Feira Santa. Para ser sincero, não gostei!!! Sempre fui o primeiro critico do meu coro e assim continuo... O Sr. Simão, que estava comigo a ouvir, não costuma ir à missa nem percebe grande coisa daquilo, mas perguntou-me: "Eles não estão a cantar muito bem, pois não?" A verdade é que não cantaram bem nesse dia e pelo que sei não foi caso isolado nessa semana...
Não consigo perceber como é possível cantar cânticos tão batidos como "Hossana, tu reinarás", "Hino de comunhão" e "Senhor eu creio" daquela forma! Não percebo como cânticos como "Ecce vidimus" e "O vos omnes" não são cantados na Sexta-Feira Santa. Não percebo como os tenores estão tão fraquinhos... Sou sincero, mais valia estarem calados em alguns dos cânticos que cantaram...

Não conheço o novo maestro como maestro, mas não posso dizer que concorde com algumas das suas tomadas de posição. Conheço muitas pessoas dentro daquele coro e tenho ouvido muitas vozes descontentes... pessoas que diziam que vão sair. Penso que o novo maestro ainda não conseguiu perceber a estrutura e especificidade dos Stella, nem a sua "missão". Acho que alguém, para além de mim, se terá de aperceber disto sob pena da extinção dos Stella.

Como disse anteriormente foi apenas um ciclo que se fechou e espero sinceramente que o Stella volte àquilo que era. Espero um dia voltar a sentar-me naqueles degraus, rodeado de amigos, para louvarmos a Deus com as nossas musicas...

29 comentários:

Sophia disse...

Já tinha ouvido falar do coro, mas não conhecia propriamente a sua história. É uma pena quando as coisas mudam e não é para melhor. Eu também saí do grupo de patinagem artística há uns anos e desde então, com várias saídas, nunca mais voltou a ser a mesma coisa, nem se deram mais saraus de patinagem artística, apenas se fazem breves demonstrações... É realmente uma pena recordarmos bons momentos e não haver iguais momentos para apreciar... :((

joão matos disse...

:) eu não sou mto dado a coros :)acho que cantar não é um dos meus fortes ih ih ih mas podes contar comigo na audiência




abraço


ps-esta foi uma das poucas vezes em que aqui estive e não coloquei uma farpazita :)

Anônimo disse...

Só vou comentar após o ensaio de hoje...mas cheira me q hoje aquilo nao vai correr mto bem! Veremos...

Anônimo disse...

Fui ontem dar a despedida do coro.
Nem um único comentário à Semana Santa, começaram um cântico novo (que porcaria, feio, feio, feio). Fiquei a assistir, foi impressionante, como é que há pessoas que não cantam mesmo.No dia 11 de Maio, vou para a Assembleia e canto com o povo.
Beijinhos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Alguns de nós sabem parte dos motivos que levaram a algumas das transformações que enumeras, e nem todos são muito recomendáveis...(parece o "eu sei que você sabe que eu sei"...), mas independentemente desses motivos, penso que referiste aquilo que não devemos esquecer: o porquê do aparecimento do Stella, qual a sua razão de ser...

Os cantores mudam (são cada vez menos os membros que permanecem firmes desde o início...) e o maestro também não tem de ser eterno...

Dada a mudança +/- bruta (leia-se conflituosa), foram muitos os anticorpos ao novo maestro dentro do coro. Daquilo que me fui apercebendo, o novo maestro também não ajudou porque..., lá está..., não percebeu a filosofia do coro..., não percebeu que cantávamos "com amigos" e "como amigos" e entendeu começar a relação com o coro manifestando opções musicais completamente opostas às do seu antecessor.

Normal, podem alguns pensar. Mas num coro onde não mais de meia dúzia de pessoas consegue extrair de uma partitura algo mais que a letra... é voltar a começar do zero.

Procurei mobilizar boas vontades na procura da manutenção do tal espírito fundador... de tal modo que me ofereci para cantar com o coro (e matar saudades) na celebração do lava-pés...

Percebi nesse dia que o coro continua com alguns defeitos de sempre: não olha para o maestro, faz barulho com as folhas até dizer chega, tem elementos meramente decorativos (se ao menos fossem bonitos...). Mas também percebi que tem defeitos novos: não há 1 cântico, em que o coro entre todo ao mesmo tempo, podemos ouvir muito mais do que 4 vozes, não há interpretação (apenas se trauteiam notas), os tenores não sabem 1 único cântico!!!
Para cúmulo, o maestro informou-me no ensaio inicial que estava a cantar uma nota errada num dado cântico... que em casa pude confirmar que era a nota certa!

Apesar dos problemas, continuo a dizer que ninguém devia desistir... que a dedicação devia manter-se em prol da MISSÃO do coro, embora afirme também que podem contar comigo para opinar e, calmamente, debater quais as melhores opções para o Stella Matutina.

Vitor Hugo disse...

Sinceramente não concordo com o facto de tu teres ido... eu não iria nem que me pedissem de joelhos! Não concordo com a maneiro como o homem quer gerir o coro e isso já seria razão mais que suficiente para não ir... depois não o conheço, por isso não tenho motivos para o ajudar!!!


Quando dizes que os tenores não sabem um cantico é bem verdade... e não é de hoje!!! Fui durante alguns anos o elemento que segurava os tenores na Semana-Santa e sei bem o que digo. Mas sinceramente nunca pensei em ouvir os tenores a enganarem-se no "Bendita e Louvada"... como tu bem sabes os tenores cantam DUAS notas no cantico todo...
Na resposta da Adoração da Cruz cantou-se a 5 vozes... e garanto-te que a dos tenores não foi uma delas!!!


P.S- se o maestro quiser eu vou ensinar-lhe a voz dos tenores da estrofe do "Toda a Nossa Glória" já que, ao que parece, ele não sabe!!!

Anônimo disse...

bem eu confesso que ja tou pa responder a este post a meses ms nunca tive coragem porque para mim é uma tristeza imensa ler isto e ja n estar no stella ms a vida é assim e eu n volto enquanto akilo n voltar a ser o k era, o k agr m parece impossivel.
ms la k e triste é pk akele coro mal ou bem smp fez parte da mnh vida, do meu crescimento enquanto crista e do meu crescimento musical, enfim, de td o meu crescimento e tnh a certeza k influenciou mt a mnh vida e as mnhs tomadas de decisoes. Alem disso smp nos caracterizamos cm uma familia e é triste neste momento n o sermos, n haver ligaçoes entre as pessoas, haver intrigas, graxismos e tds essas coisas k dantes ate podiam haver mas tavam mais "atenuadas" talvez pelo maestro, talvez pelas pessoas do coro, n sei, ms sei k estavam!
É triste sentar me na assembleia, é triste ouvir cantar mal, é triste so se cantar a uma voz, é triste...ms neste momento n podemos fazer mais nd a n ser esperar k isto um dia mude. Somos cristãos e a fé e a esperança sao as ultimas a morrer.

Anônimo disse...

Na Igreja ou estamos com Cristo, ou estamos contra Ele, o Pe Joaquim não é e nem foi o melhor exemplo de pessoa, ser padre não é sinónimo de boa pessoa, primeiro à que apurar a verdade dos factos e depois proferir opiniões fundamentadas e credíveis. O "Stella Matutina" veio responder à falta de seminaristas e fez-se o apelo aos leigos, mas não disseram que tipos de leigos, esqueceram-se de dizer que estas deviam de ser pessoas sérias, humildes e disponíveis e não más línguas e farisaicas, muito cumpridoras para darem nas vistas aos padres e ao Arcebispo e ficarem bem vistas por eles, mas o fundamental que é louvar e adorar Jesus o Filho de Deus nas celebrações, isso é para os outros, tudo é muito oco e vazio em seus corações.
Devias ter vergonha de opinares sem conhecimento de facto e imparcial sobre as coisas e as situações, já que és engenheiro cresce um pouco e sê inteligente.

Anônimo disse...

não concordo com nada do que este parvalhao esta a dizer, se ele soubesse como e dificil manejar um coro n dizia isso,ainda por cima quando o maestro e novo e n conheçe as vozes de que nele existem.mais valia que estivesses calado.aqueles pategos como tu que abalaram do coro n amao a deus porque se o amassem em vez de dizerem mal do coro mais valia que fossem la para estar a 100%.
es um inutil...

Anônimo disse...

uma das razoes para se cantar a uma voz e pk o maestro ainda esta a estudar as vozese,e esta a começar a interagir com certas musicas e como la estiveram devem saber que o tempo e pouco.o padre joaquim lavajo e que divia ir levar no... em vez de estar a afastar as pessoas de la.
n faço parte do coro mas estao de parabem pelo vosso trabalho e força.

Unknown disse...

Nunca tinha visto este blog, e fiquei bastante triste pelos comentarios dos antigos elementos do Stella, pena é que pessoas que se vivem em igreja terem esta forma de estar na vida, pois o tempo que estao a criticar mais valia terem-se empenhado a ajudar o coro e não terem atitudes pouco dignas de quem se diz cristão, sejam humildes e amem o proximo como Jesus ensinou.

Anônimo disse...

A poucos dias falaram me deste blog.
Ao ver este post fiquei bastante ademirado com algumas das afirmações que aqui fazem pois metade delas não correspondem a verdade.Ate hoje ainda não percebi a razão da saida de alguns dos antigos membros do coro.Foi pela saida do padre Joaquim?Pois bem, se foi por isso este maestro não é inferior pois e uma pessoa com uma formaçao musical bastante elevada e mais, bastante humilde como pessoa.Alias tem sido uma pessoa bastante forte para suportar todo o mal que lhe tem desejado.
E uma vergonha admitir-se que o padre joaquim tenha feito um coro paralelo ao Stella, e é uma vergonha tambem que seja ademitido a este coro paralelo presenças na Sé catedral não sendo o coro oficial da Sé de évora, tanto que já são conhecidos como o stella dois formado por membros que abandonaram o stella.
Continuem a rezar para que o coro se desmorone mas cuidado para nao criarem calos nos joelhos porque isso e uma coisa que nunca irá acontecer.

PS: Não se esqueçam dos gravadores.

Anônimo disse...

Há poucos dias falaram-me deste blogue...
Confesso que fiquei muito surpreendida com o post sobre o Stella Matutina e de imediato me questionei: Como é possível pessoas que se dizem cristãs terem este tipo de atitudes?
O verdadeiro cristão ama a Deus sobre todas as coisas e fá-lo não só em palavras, mas também, e acima de tudo, em actos!!
São de facto lamentáveis este tipo de afirmações e espelham bem o quão é facil dizer que somos cristãos, que temos fé, que louvamos a Deus e depois as atitudes demonstrarem precisamente o contrário...
Com a graça de Deus, o Stella Matutina mantém-se no activo e a cumprir a sua missão, dando o seu melhor para dignificar as celebrações da Catedral e para que estas sejam sempre um hino de louvor a Deus. Claro que, para tal, é necessário esforço, empenho e dedicação, mas acima de tudo SER VERDADEIRAMENTE CRISTÃO, e não apenas parecê-lo...

«Dou-vos um mandamento novo: Amai-vos uns aos outros como Eu Vos Amei»

Anônimo disse...

É TRISTE!!! é mesmo muito triste ver uma pessoa que se diz cristão "falar" desta forma.
Mas, mais uma semana santa se passou, não sei se foste ou não às cerimónias da semana santa mas caso não tenhas ido tenho o prazer de te dizer que eles estão cada vez melhores, até já cantam a 4 vozes!!
há... e os tenores até já sabem a voz deles!!
se achas que são assim tão maus porque não vais dar uma ajudinha!?
vê se começas a ter atitudes de cristão e não andas para ai a dizer mal de quem tenta dar o seu melhor louvando a Deus com a sua humilde voz, mesmo que nem sempre seja o perfeito!!!

Anônimo disse...

então mas tu andas cá para louvar a DEUS ou para andares atrás dos homens?

é impressionante como pessoas como tu deixam as coisas pelos Homens.

se te achas assim tão bom porque sais-te do stella? e o pior de tudo é saíres e levares metade do grupo contigo, é claro que se as pessoas que conheciam as musicas todas, saíram o coro se tenha ido a baixo!

se vocês fossem inteligentes, tinham continuado la e ajudado o novo maestro a seguir com o coro para que não houvesse um período tão mau para o stella como houve.
mas para vossa informação (tua e para todos os teus amigos que querem destruir o stella) o stella está muito bem... e as musicas da semana santa deste ano têm estado muito bem... é para verem que nao conseguem destruir quem é forte e que o maestro tem estado a fazer um bom trabalho desde que assumiu o cargo.

e se fossem ainda mais inteligentes deviam meter os olhos naquelas pessoas que estão no coro e que conseguiram transformar o stella num coro forte, unido e muito melhor do que aquele que era quando todos vocês lá estavam.

tenham mas é atitudes de cristãos como se dizem ser e não estraguem o trabalho daqueles que querem louvar a Deus com a sua musica.

Anônimo disse...

olha só mais uma coisa tu não é o único tenor no mundo... e não sei se já reparaste mas os tenores agr estão óptimos e não precisam de um só elemento para os segurar... todos eles são muito bons e se um faltar não se vai notar a falta dele.

e para tua informação o maestro não é infalível tb se engana como todos os humanos, incluindo tu eng de meia tigela.

e já que não o conheces nem o queres ajudar no trabalho que ele esta a tentar desenvolver não digas mal dele, nem estragues o que faz

Anônimo disse...

A TODOS OS ELEMENTOS DO STELLA MATUTINA DOIS, incluindo o maestro:

se a vossa missão é louvar a Deus com a musica, porque não deixam de ser hipócritas a criarem uma cópia do Stella Matutina, e ajudam no trabalho que alguns tentam fazer, e que vocês fazem questão de tentar destruir em todas as celebrações, quando se colocam do lado oposto ao coro a fazer caras de "parvos", a cochichar, a desafinar as musicas e a gozarem qd eles se enganam. quando vocês estavam daquele lado e desafinavam, alguém gozava com a vossa cara.não pois não????

deixem mas é de serem crianças e sejam adultos cristãos, como se dizem ser.

Anônimo disse...

PARABÉNS "STELLA"
pois gostei imenso da vossa participação e digo-vos que notou-se bastante a vossa evoloção desde o inicio da Semana Santa até à Vigilia Pascal, não quer dizer que não ouve algumas "falhas" mas é normal pois são apenas pessoas que estão ali a dar o seu melhor , louvando a Deus , na sua humildade tendo consciência que não são profissionais.

Não posso deixar de lamentar a atitude de certas pessoas nas celebrações que não são muito dignas de cristãos como se dizem que até o nosso Arcebispo não escapou ao seu escárnio ...muito triste por favor vejam como se comportam e tenham respeito pelos outros...

Anônimo disse...

Acabei de ler alguns cometários, como cristão estou muito triste quando vejo que pessoas que se intitulam comprometidos com a igreja, que somos todos nós, façam comentários a deitar a baixo tudo e todos.
Como em tudo na vida, algo que se constroi com um determinado grupo de pessoas pode vir a modificar-se durante a sua existência, as pessoas não são eternas.
De lamentar que certas pessoas " cristãs", será que são?, esqueceram o mandamento novo?,
abandonaram o coro porque não gostavam do novo maestro, será que fizeram algum esforço para ajudar?.
Vejam o exemplo de alguns membros que ainda lá continuam, será que esses também não sabiam cantar antes da vossa saída?, ou ficaram por amor a Deus e aos seus irmãos em Cristo?, pensem bem nisto!.
Já agora um conselho à Marga:
Seria melhor que aprendesses a escrever em português, porque tenho alguma dificuldade em compreender o que queres dizer, e seria melhor filmares as figuras tristes que tu e as pessoas que normalmente te acompanham nas celebrações na Sé, e meditasses um pouco sobre as tuas atitudes, certamente mudavas mesmo.
Força elementos do Stella, coragem, Jesus Cristo não agradou a todos e é superior a tudo e a todos, vocês vão mostrar a esses desertores que com trabalho e perseverança conseguem.
Um abraço!

Vitor Hugo disse...

Caro anonimo ou anonimos,


não passar a vida em cima de posts antigos dá nisto... insultam-me e eu nem dou conta...


"já que és engenheiro cresce um pouco e sê inteligente."

"não concordo com nada do que este parvalhao esta a dizer"

"mais valia que estivesses calado.aqueles pategos como tu(...)"

"es um inutil..."

"o padre * e que divia ir levar no... "

"incluindo tu eng de meia tigela."

estes entre outros são alguns dos galhardetes que vi por aí...


Eu gostava de ver a personagem ou personagens que escreveram isto a dizerem-me isto na cara...

Vitor Hugo disse...

Estive para não responder nem passar cartucho aos anónimos que se escondem cobardemente atrás do anonimato para virem criticar e ofender as pessoas, mas como estes comentários roçam a estupidez e a parvoíce decidi pôr um ponto final neste assunto.

Para minha surpresa e espanto dei-me ontem conta do interesse que este tópico tem despertado...
Pôr os dedos nas feridas dá nisto... há sempre quem berre, mas pode-o fazer de forma a não insultar as pessoas, o que manifestamente não aconteceu.



Para todos aqueles que me vieram aqui criticar e insultar tão abertamente (mas de cara tapada atrás de um anonimato) convido-os a relerem novamente o tópico em causa.





Já leram??? Se não releram vão lá ler, por favor!



Agora que já releram vamos ao que interessa...

Primeiro que tudo deixem-me frisar que na altura do tópico, tal como hoje, nunca defendi nem ataquei ninguém. Fosse quem fosse, tenha estado comigo no coro Stella Matutina ou não, respeitei todas as pessoas, todos os pontos de vista e todas as opiniões, tanto no que está escrito como no que falo com as pessoas (o que não quer dizer que concorde com todas as pessoas e atitudes). Até hoje todas as pessoas mencionadas me mereceram o maior respeito e gostava que assim continuasse.

Se leram atentamente podem comprovar que falo nostalgicamente de um grupo de pessoas ao qual pertenci, que me marcou e que guardo comigo muitas lembranças dessas pessoas e desses tempos.
Falo igualmente do fim de um ciclo, para o coro e para mim e acabo o tópico com o mais importante daquilo tudo... que espero que o coro Stella Matutina volte ao que era e que eu um dia possa voltar. Eu não falei em pessoas, em maestros, em organistas, etc... eu falei no CORO... o coro que era um grupo unido de pessoas (sim, porque eu como estava lá e sei bem os factos e o que se passou) que tinham algo em comum e que já não o era quando de lá saí.


Não consigo perceber é o porquê de tanta exaltação? Não me parece que tenha cometido nenhum crime ao escrever um post que fala do coro ao qual, com muito orgulho pertenci.
As únicas pessoas que aqui vieram criticar (esses sim de forma vergonhosa e pouco Cristã) foram os comentadores anónimos que têm responsabilidade naquilo que escrevem e não eu... ou terei sido eu a escrever os comentários para me insultar a mim próprio... se calhar fui e não me lembro!


Li os comentários todos...atacam, criticam, gozam, insultam, dizem mal das pessoas e afirmam que as pessoas não são cristãs (entre outras coisas). O que é que se tira de positivo de todos estes comentários acesos e ofensivos? NADA! Mas deixem-me que responda clara e abertamente a todos eles...



1) “o Pe. Joaquim não é e nem foi o melhor exemplo de pessoa, ser padre não é sinónimo de boa pessoa, primeiro à que apurar a verdade dos factos e depois proferir opiniões fundamentadas e credíveis (…) Devias ter vergonha de opinares sem conhecimento de facto e imparcial sobre as coisas e as situações,”

Nunca disse que o Pe. Joaquim era a melhor pessoa do mundo... aliás, nem digo que é nem que deixa de ser. Quem me conhece (o que não acontece com esta pessoa de certeza) sabe bem que sempre fui dos mais críticos em relação a ele. Não sou parcial nem imparcial em relação a ele nem a ninguém... tenho a minha opinião formada.
Não tenho vergonha de ter opinião, antes pelo contrário. Ter opinião e pensar pela própria cabeça (não dizendo que sim e concordar só porque sim) é um sinal de inteligência. Vergonha devia ter quem vem aqui ofender e insultar as pessoas.

Vitor Hugo disse...

2) “(...) se ele soubesse como e dificil manejar um coro n dizia isso,ainda por cima quando o maestro e novo e n conheçe as vozes de que nele existem.mais valia que estivesses calado. (...)“

Mais uma prova de ataque pessoal e ignorância total... Se não me conhecem, não conhecem o meu percurso em coros, grupos, vida profissional, etc... (5 coros diferentes, muitos maestros, responsável durante uns anos pelo canto numa paróquia e da Pastoral Universitária, grupo de fados, trabalhar com várias pessoas e de várias nacionalidades, etc...) não diria que eu não sei o que é gerir pessoas, interagir com pessoas, nem o que as coisas custam...

3) “uma das razoes para se cantar a uma voz e pk o maestro ainda esta a estudar as vozese,e esta a começar a interagir com certas musicas e como la estiveram devem saber que o tempo e pouco.
(...)“

Ora aqui está uma justificação que aceito... Continuo sem perceber (se calhar até percebo, mas não interessa) é porque as pessoas que já lá estavam “desaprenderam”. Isto não é estar contra nada nem ninguém... é constatar factos.

4) “Nunca tinha visto este blog, e fiquei bastante triste pelos comentarios dos antigos elementos do Stella, pena é que pessoas que se vivem em igreja terem esta forma de estar na vida, pois o tempo que estao a criticar mais valia terem-se empenhado a ajudar o coro e não terem atitudes pouco dignas de quem se diz cristão, sejam humildes e amem o proximo como Jesus ensinou. “

Não sei quem é a pessoa, mas pelo menos não se escondeu atrás do anonimato...
No entanto a ignorância e desconhecimento contínua... É mais que óbvio que as pessoas não sabem ouvir as críticas e crescer com elas. Sempre fui dos maiores críticos do coro, mesmo quando lá estava e nunca fui bem visto por isso. Custa ouvir as verdades? Paciência... Ser Cristão também é não mentir e não ser mesquinho! Que me vale dizer que é tudo um mar de rosas se não o é?
Como querem que me empenhe no coro da Sé de Évora se eu vivo moro a 400 km de Évora? É coisa pouca... Como ainda não tenho nenhum avião parece-me algo difícil...

Vitor Hugo disse...

5) “A poucos dias falaram me deste blog.
Ao ver este post fiquei bastante ademirado com algumas das afirmações que aqui fazem pois metade delas não correspondem a verdade.Ate hoje ainda não percebi a razão da saida de alguns dos antigos membros do coro.Foi pela saida do padre Joaquim?Pois bem, se foi por isso este maestro não é inferior pois e uma pessoa com uma formaçao musical bastante elevada e mais, bastante humilde como pessoa.Alias tem sido uma pessoa bastante forte para suportar todo o mal que lhe tem desejado.
E uma vergonha admitir-se que o padre joaquim tenha feito um coro paralelo ao Stella, e é uma vergonha tambem que seja ademitido a este coro paralelo presenças na Sé catedral não sendo o coro oficial da Sé de évora, tanto que já são conhecidos como o stella dois formado por membros que abandonaram o stella.
Continuem a rezar para que o coro se desmorone mas cuidado para nao criarem calos nos joelhos porque isso e uma coisa que nunca irá acontecer.”


Finalmente uma pessoa que não insulta ninguém... já não era sem tempo, no entanto lá continuam anónimos.
Parece que não lhe falaram deste blogue, mas sim deste tópico, pois há data deste comentário (24 de Fevereiro de 2010) já muita mais coisa tinha sido escrita aqui.
Então diga lá quais é que são as afirmações falsas... Já que me chama mentiroso diga onde...
Em relação à minha saída do coro a resposta é tão óbvia que quase nem merece que a faça, mas mesmo assim, para que não restem dúvidas cá vai:
Quem me conhece (o que não acontece certamente consigo) sabe que a minha vida profissional não se adequa com a presença e participação no coro da Sé de Évora (eu só moro a 400Km de Évora). E mais, se me conhecesse minimamente saberia bem que nos meus últimos tempos de Stella, apesar de gostar muito de participar e cantar no coro, não o fazia completamente satisfeito, pois sempre critiquei e fui contra “as vedetas” que não iam aos ensaios e só iam cantar. Se não gostava que acontecesse com os outros também não gostava que acontecesse comigo...
Será que nunca ninguém percebeu porque é que eu nos últimos anos só ia às Cerimónias da Semana Santa e não ia a mais nenhumas mesmo estando em Évora? Será assim tão difícil de perceber?
Porque é que ia então às Cerimónias da Semana Santa? A resposta é fácil e está escrita no tópico: “Continuei a ir a alguns ensaios (principalmente no 1º ano de universidade) e a dar uma ajudinha ao Pe. Joaquim, mas principalmente aos "meus" tenores quando estes precisavam. ”
Como provavelmente sabem, os seminaristas que não são da Diocese de Évora têm férias durante a Semana Santa (afinal o gajo até sabe umas coisas) e não podiam dar o seu contributo nessa altura. Era nessa altura que «os “meus” tenores» mais precisavam de ajuda e eu fazia-o com imenso gosto.
E podem perguntar, porque não o continuei a fazer?
Alguém iria para uma reunião importante no trabalho apoiado numa pessoa que não conhece e que não sabe como trabalha? A resposta é redonda e simples: NÃO!
Então porque é que um maestro punha no seu coro (seja ele profissional ou amador) uma pessoa que não conhece e que nunca ouviu cantar (dizerem que o gajo canta bem não me parece que chegue)? É óbvio que nunca o poria lá...
Sabendo eu disto é claro que me tinha de afastar... nunca iria colocar ninguém na posição ingrata de dizer: não, tu não podes cantar. Simplesmente tenho 2 dedos de testa e consigo ver que não faz sentido.

Vitor Hugo disse...

Em relação às outras pessoas que saíram, são adultas e podem responder por si, mas ninguém tem o direito de as vir para aqui insultar e caluniar.

Vergonha é admitir que o Pe. Joaquim tenha afastado as pessoas de lá... Não o conhecem certamente... nem conhecem os propósitos dele nem das pessoas. Por acaso você sabe a quantidade de coros que o Pe. Joaquim já formou e ajudou a formar e a crescer??? De certeza que não...
Mas desde quando é que não se podem formar coros onde quer que seja? Com que elementos seja? Tenham eles pertencido ou não ao coro A ou B? As Paróquias não podem ter coros? As pessoas não se podem juntar e cantar?
Nunca a existência de um coro na Sé de Évora foi proibida da criação de outros coros, a participação dos seus membros (ou antigos membros) noutros coros, nem muito menos proibida a utilização das músicas cantadas no coro nas Paróquias, isto porque, que eu saiba, nem as músicas são do coro... são de outros compositores!

Essa afirmação de que é uma vergonha os membros desse coro e antigos membros dos Stella a sua admissão na Sé é de ir às lágrimas de tanto rir. Que eu saiba a Sé é aberta ao culto de qualquer pessoa. Ao contrário do que algumas pessoas pensam não é preciso convites nem nada do género. Se se quer ir, vai-se; se se quer cantar, canta-se; se se quer ficar calado, fica-se... qual é o problema?
Caríssimo, aqui ninguém reza para que nada acabe... você está muito enganado. É mais uma prova de ignorância e desconhecimento das coisas. Se eu digo que gostava de voltar é porque quero que ele continue... é assim tão difícil de perceber?

Vitor Hugo disse...

7) “É TRISTE!!! é mesmo muito triste ver uma pessoa que se diz cristão "falar" desta forma.
Mas, mais uma semana santa se passou, não sei se foste ou não às cerimónias da semana santa mas caso não tenhas ido tenho o prazer de te dizer que eles estão cada vez melhores, até já cantam a 4 vozes!!
há... e os tenores até já sabem a voz deles!!
se achas que são assim tão maus porque não vais dar uma ajudinha!?
vê se começas a ter atitudes de cristão e não andas para ai a dizer mal de quem tenta dar o seu melhor louvando a Deus com a sua humilde voz, mesmo que nem sempre seja o perfeito!!!”

Realmente é triste deturpar as palavras das pessoas para o que mais nos convém... “falar” de que forma? Onde é que eu ataco ou ofendo alguém?
Se os tenores já sabem a sua voz melhor... fico bastante contente é sinal de evolução o que é muito bom. E já agora eu não penso que sejam assim tão maus. Têm dias bons e dias maus... Sempre tiveram. Lembro-me que em 2007, na Sexta-Feira Santa os tenores (eu incluído) meteram os pés pelas mãos no “O Memoriale”. A minha reacção na altura foi dizê-lo a toda a gente: “Mais valia termos estado calados”. Quando corre mal há que dizer para que os erros não se repitam. Palmadinhas nas costas não fazem evoluir ninguém...
Penso que não é preciso responder outra vez ao porquê de não ir dar uma ajudinha...
Eu não digo mal de ninguém... nunca dei nem dou palmadinhas nas costas a ninguém... o que é completamente diferente.

8) “então mas tu andas cá para louvar a DEUS ou para andares atrás dos homens?

é impressionante como pessoas como tu deixam as coisas pelos Homens.

se te achas assim tão bom porque sais-te do stella? e o pior de tudo é saíres e levares metade do grupo contigo, é claro que se as pessoas que conheciam as musicas todas, saíram o coro se tenha ido a baixo!

se vocês fossem inteligentes, tinham continuado la e ajudado o novo maestro a seguir com o coro para que não houvesse um período tão mau para o stella como houve.
mas para vossa informação (tua e para todos os teus amigos que querem destruir o stella) o stella está muito bem... e as musicas da semana santa deste ano têm estado muito bem... é para verem que nao conseguem destruir quem é forte e que o maestro tem estado a fazer um bom trabalho desde que assumiu o cargo.

e se fossem ainda mais inteligentes deviam meter os olhos naquelas pessoas que estão no coro e que conseguiram transformar o stella num coro forte, unido e muito melhor do que aquele que era quando todos vocês lá estavam.

tenham mas é atitudes de cristãos como se dizem ser e não estraguem o trabalho daqueles que querem louvar a Deus com a sua musica. ”

Outro... mais do mesmo!
Preciso de explicar outra vez porque deixei os Stella??? Já irrita...
Caríssimo iluminado, desde quando é que eu levei alguém comigo? Que eu saiba não trouxe ninguém para a Maia comigo... Não percebo de onde tirou essa ideia mirabolante.
As pessoas têm as suas razões para terem saído, não me cabe a mim nem a si julgá-los por o terem feito ou deixarem de fazer, não me venha é dizer que a culpa é minha, porque é mentira.

Vitor Hugo disse...

9) “olha só mais uma coisa tu não é o único tenor no mundo... e não sei se já reparaste mas os tenores agr estão óptimos e não precisam de um só elemento para os segurar... todos eles são muito bons e se um faltar não se vai notar a falta dele.

e para tua informação o maestro não é infalível tb se engana como todos os humanos, incluindo tu eng de meia tigela.

e já que não o conheces nem o queres ajudar no trabalho que ele esta a tentar desenvolver não digas mal dele, nem estragues o que faz ”

Já cá faltavam os insultos...
Não sou nem quero ser o único tenor no mundo. E digo mais, não sou, nunca fui, nem tenciono ser o melhor tenor do mundo (nem dos Stella). É claro que como não me conhece não sabe isso...
Mais uma vez, eu nunca disse que não o queria ajudar... não faz é sentido fazê-lo! Mas já agora diga-me lá onde é que eu digo mal dele? Ao contrário do que você aqui faz de mim eu não disse mal de ninguém, apenas crítico que, para pessoas inteligentes, não é a mesma coisa, antes pelo contrário.

10) “A TODOS OS ELEMENTOS DO STELLA MATUTINA DOIS, incluindo o maestro:

se a vossa missão é louvar a Deus com a musica, porque não deixam de ser hipócritas a criarem uma cópia do Stella Matutina, e ajudam no trabalho que alguns tentam fazer, e que vocês fazem questão de tentar destruir em todas as celebrações, quando se colocam do lado oposto ao coro a fazer caras de "parvos", a cochichar, a desafinar as musicas e a gozarem qd eles se enganam. quando vocês estavam daquele lado e desafinavam, alguém gozava com a vossa cara.não pois não????

deixem mas é de serem crianças e sejam adultos cristãos, como se dizem ser. ”

Mais uma vez, desde quando é proibido ir à Sé?
A Catedral de Évora é das mais bonitas obras de arte de Évora. É uma das Igrejas que mais ajuda a rezar. Os cristãos vão lá porque essa também é a sua casa.
E desde quando é proibido formar novos coros? Isso não é estar contra ninguém... Atitudes de criança é vir para aqui escondido falar mal dos outros.

Já agora, que eu saiba o grupo de pessoas (alguns deles ex membros dos Stella) que se reúne para cantar não se chama Stella Matutina Dois! É você que o diz e mais um ou dois malucos que por aí andam (eu penso que eles até nem têm nome).

Vitor Hugo disse...

11) “PARABÉNS "STELLA"
pois gostei imenso da vossa participação e digo-vos que notou-se bastante a vossa evoloção desde o inicio da Semana Santa até à Vigilia Pascal, não quer dizer que não ouve algumas "falhas" mas é normal pois são apenas pessoas que estão ali a dar o seu melhor , louvando a Deus , na sua humildade tendo consciência que não são profissionais.

Não posso deixar de lamentar a atitude de certas pessoas nas celebrações que não são muito dignas de cristãos como se dizem que até o nosso Arcebispo não escapou ao seu escárnio ...muito triste por favor vejam como se comportam e tenham respeito pelos outros... ”

Eu também não posso deixar de lamentar que você venha para aqui mandar postas de pescada, mais uma vez escondido atrás de um cobarde anonimato...
Já que fala de respeito peço o mesmo... tenha respeito... tanto por mim como por todas as pessoas que aqui costumam vir partilhar este espaço.


12) “Acabei de ler alguns cometários, como cristão estou muito triste quando vejo que pessoas que se intitulam comprometidos com a igreja, que somos todos nós, façam comentários a deitar a baixo tudo e todos.
Como em tudo na vida, algo que se constroi com um determinado grupo de pessoas pode vir a modificar-se durante a sua existência, as pessoas não são eternas.
De lamentar que certas pessoas " cristãs", será que são?, esqueceram o mandamento novo?,
abandonaram o coro porque não gostavam do novo maestro, será que fizeram algum esforço para ajudar?.
Vejam o exemplo de alguns membros que ainda lá continuam, será que esses também não sabiam cantar antes da vossa saída?, ou ficaram por amor a Deus e aos seus irmãos em Cristo?, pensem bem nisto!.
Já agora um conselho à Marga:
Seria melhor que aprendesses a escrever em português, porque tenho alguma dificuldade em compreender o que queres dizer, e seria melhor filmares as figuras tristes que tu e as pessoas que normalmente te acompanham nas celebrações na Sé, e meditasses um pouco sobre as tuas atitudes, certamente mudavas mesmo.
Força elementos do Stella, coragem, Jesus Cristo não agradou a todos e é superior a tudo e a todos, vocês vão mostrar a esses desertores que com trabalho e perseverança conseguem.
Um abraço! ”

Já estou farto de me repetir... Quem lá ficou, ficou porque quis... Quem saiu, saiu porque quis... Qual é o drama ou o problema disso?
Já agora, para quem tem pretensões a ser o defensor da Língua Portuguesa podia ao menos ter cuidado de escrever sem erros ortográficos...

Vitor Hugo disse...

Agora a minha opinião acerca deste assunto todo:
Nunca o coro Stella Matutina foi um excelente coro. E porquê? Porque são amadores... sempre foram!
O facto de as pessoas saírem, seja do coro ou de outro sítio qualquer, não faz delas nem melhores nem piores ao contrário do que tentam dizer.
Quanto à saída das pessoas, tentarem arranjar bodes expiatórios e enterrarem a cabeça na areia não resolve os problemas. Vir insultar as pessoas muito menos.
Nunca se perguntaram porque as pessoas não se sentiam motivadas e cativadas a continuar? Se as pessoas estavam descontentes é óbvio que não continuaram... Qual é o espanto? Quem não está bem muda-se... Qualquer um de vós que se acha tão Cristão faria o mesmo se se sentisse mal. E isso não põe em causa as pessoas, nem muito menos o serem melhores ou piores Cristãos. Muitos de vós que comentastes falam disso, mas como insultam, gozam, caluniam os outros não me parecem grandes exemplos de Cristandade...
Continuo a ter a mesma opinião que tinha... Há muito que o Stella deixou de ter o espírito que tinha quando eu para lá entrei. Independentemente do maestro ou das pessoas cantarem bem ou mal. Esse espírito de grupo foi-se desvanecendo aos poucos. E que venha o primeiro desmentir-me e dizer que eu não sei dos factos (há muito pouca gente que lá entrou antes de mim)...

Com a mudança de maestro deu-se o virar de uma página que para bem ou para o mal tinha de acontecer. Os anticorpos eram muitos e na altura, tal como hoje disse e continuo a dizer que nem o coro nem o maestro souberam lidar com isso. As provas disso são estas respostas cobardolas e acaloradas que por aqui se podem ler.
Nunca um líder deve entrar num grupo (seja ele um coro, um exército, uma empresa, etc...) criticando abertamente o antigo líder e abrindo guerrinhas com as pessoas. Aconteceu... quem esteve de olhos e ouvidos abertos viu e ouviu isto acontecer e não é por eu dizer ou deixar de dizer que as coisas deixaram de acontecer... E não estou com isto a dizer mal de ninguém, pois dizer mal era vir para aqui tecer comentários ofensivos às pessoas em causa, o que não aconteceu nem acontece.
– É mentira que o antigo maestro foi criticado abertamente?
– É mentira que as pessoas que tinham opinião eram criticadas por isso e que não houve uma tentativa de as perceber?
– É mentira que houve pessoas que foram ofendidas em frente a toda a gente?
– É mentira que existia mau ambiente?
Caríssimos, não é mentira... se conhecem assim tão bem os factos como dizem, sabem que não é mentira! Por isso não me venham dar lições de moral, porque não reconheço a nenhum de vós capacidade para tal...
As pessoas que saíram têm as suas razões e têm de ser respeitadas. O facto de terem saído não faz delas piores pessoas.
Mas em vez de atacarem as pessoas que saíram porque não tentam perceber o porquê, para que não volte a acontecer?... Isso sim é sinónimo de inteligência! Em vez de apontarem o dedo e dizerem que a culpa é minha ou de A, ou B, ou C...

Estive para apagar todos os comentários ofensivos que aqui estão... no entanto decidi deixá-los para ficarem guardados para memória futura. Quem os escreveu que ponha a mão na consciência e pense bem nas baboseiras que aqui escreveu.
Fica aqui também uma frase que ouvimos na passada Sexta-feira e aplica-se aqui como uma luva:
«Se falei mal, mostra onde está o mal; mas, se falei bem, porque me bates?» (Jo. 18, 23)

Com esta mensagem dou por terminado este assunto aqui neste blogue. Quem quiser conversar comigo acerca deste assunto pode fazê-lo à vontade, como sempre pôde, mas de uma forma aberta, adulta e de cara destapada. Aconselho vivamente a não o fazerem nos mesmos termos que aqui foram feitos, porque eu deixei passar algum tempo para não responder de forma intempestiva e para não faltar ao respeito a ninguém. À minha frente pode ser que isso não aconteça...
A partir deste momento qualquer comentário aqui feito acerca deste assunto será automaticamente censurado. Cabe-me a mim esse direito, pois este espaço é meu.