1 de novembro de 2013

Ou é de mim ou tá tudo louco - o halloween


O "Dia das Bruxas" (Halloween é o nome original em inglês) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações povos Celtas.
(saquei esta informação da Wikicenas e não me apetece sacar mais... Se quiserem saber mais procurem vocês mesmos :P )


Engraçado como uma tradição dos países anglo-saxónicos vem parar a Portugal sem mais nem menos... E é fácil de perceber quem a trouxe e como se implantou... Basta ir a um centro comercial para se perceber.
O Halloween foi trazido para Portugal, nada mais nada menos, do que pelo comércio... Teve a ajuda preciosa de filmes, séries e desenhos animados americanos por cá consumidos, mas foi a necessidade de encontrar mais motivos para as lojas venderem, que fez com que o Halloween despontasse no nosso país... Assim, antes do Natal existe um motivo para vender mais porcarias que não interessam a ninguém.

Ou é de mim ou tá tudo louco... abraçamos tradições dos outros e deixamos cair as nossas??? Não parece fazer muito sentido!

Um comentário:

Hannah disse...

Sr inculto, devo informar que o povo Lusitano (contemporâneo dos visigodos) também era um povo de origem Celta, que morava na zona da Galiza (em tempos até ao rio Douro). Mas estás perdoado por essa Alentejano :P
Só resta acrescentar que para os Celtas era uma festividade semelhante ao nosso Ano Novo!

Quanto à parte comercial, concordo plenamente