1 de julho de 2009

Linha ferrea em Grândola


Uma amiga minha pôs isto no blogue dela e numa tentativa de estender esta informação o mais possivel aqui vai (isto é a sério, não é peta):

"Como muitos de vocês NÃO DEVEM SABER, vai em frente o projecto da linha ferroviária que passará, entre outros, no concelho de Grândola... por outras palavras, eu, a minha família (estou a falar-vos de várias casas e de mais de 20 pessoas só num pequeno pedaço de terra, fora as outras todas)!!! e MUITAS OUTRAS PESSOAS vamos ser expropriados e ficar sem nada. Não estou a brincar. É muito sério! Para lerem mais, dirijam-se a:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=GDL2009

e, por favor, assinem a petição. Estamos a falar de muitas vidas ao longo do traçado, de terras que pertencem à mesma família há imensas gerações e de tudo o mais que isso implica. Leiam e, se assim o entenderem, assinem e passem a mensagem!!! Não é uma brincadeira!!! Agora preciso de amigos!!!

Da minha parte, estou completamente incrédula... mas ainda consigo dizer isto, por pouco que seja:

O meu é apenas mais um dos muitos casos que implica a destruição de terrenos e habitação que pertencem à minha família há imensas gerações. Dizem que estamos em zona agrícola e zona verde (área protegida), por isso não podemos construir mais... Há pouco tempo chegou-nos a rede de saneamento (já tínhamos electricidade, telefone, água...)... E agora já podem destruir o que é nosso ao sabor de um capricho?! As gerações às quais pertencem estas terras de nada valem? E o investimento da Câmara Municipal serviu para quê? E se ficarmos sem as nossas habitações (que não estão em dívida com ninguém) e sem os nossos terrenos agrícolas vamos fazer o quê? Pedir esmola para a porta da igreja? Viver do rendimento mínimo? Cultivar batatas num vaso de flores?! E os nossos animais? Vendemos? Abandonamos? E os animais domésticos??? Ou passaremos a ser, à semelhança do que acontece no Brasil, os "sem-terra" grandolenses?! Sinceramente, que benefícios nos vai trazer uma linha de caminho-de-ferro que destrói casas, terrenos agrícolas, vegetação, árvores, destrói vidas e, pelo que soube, vai, inclusive, exterminar uma empresa francesa que é o ganha-pão de dezenas e, em certas alturas, centenas de pessoas?"


Não custa nada, é só assinar a petição e já está...

9 comentários:

Tana disse...

Estranho, visto que nem pela Tv passou, alias passou mas a falar em realojamento..e já não se falou mais...
Ainda assim, como não faz nem bem nem mal à minha saúde e consciencia, assina-se :P

Tana disse...

Bom esta do "nem pla Tv passou", fez-me pensar que talvez nao esteja sempre a ver Tv..ahaha por isso obviamente deve ter passado muitas vezes:P

beijocas*

Vitor Hugo disse...

não se passou ou não... eu sinceramente vejo muito pouca televisão actualmente!!!

Ligo-a praticamente só para jogar na PS3... :)

Vitor Hugo disse...

vamos lá a assinar esta coisa antes que eu me chateie com vocês... ;) ;)

Sophia disse...

Olá! Não passou na TV pois nós, os principais interessados, só tomámos conhecimento há cerca de 8 dias, e, como tal, ainda não nos conseguimos organizar o suficiente para protestar. Ou seja, é óbvio que a intenção deles é manter tudo o mais secreto possível para levarem a deles avante. E é tudo tão secreto que ainda nem conseguimos ter acesso aos mapas finais, apesar de andarem a fazer medições no meio dos nossos terrenos... Por isso agradecemos o máximo de divulgação, ajuda e ideias possíveis!!!

Obrigada, Vítor!!! Beijinhos ;))

avó bela disse...

Eu já assinei.

Vitor Hugo disse...

posso dizer que só hoje já assinaram mais umas 4 ou 5 pessoas "mandadas" por mim...

Eu não brinco ;)

Carla disse...

Eu tb já assinei :) Temos de ser uns para os outros! Só assim é que vamos para a frente!

bookworm disse...

assinado e divulgado.