21 de março de 2014

Esta é a nossa alma



Não há nenhum outro clube onde a célebre frase do Hino Nacional Português "contra os canhões marchar, marchar!" encaixe tão tem como no Futebol Clube do Porto. Tantas vitórias e tantas glórias passadas, mas o essencial é sempre o mesmo: LUTAR!
Lutar por tudo, por cada ponto, por cada golo, por cada bola, por cada bocadinho de relva... Há quem chame a isto a "mistica portista".

Talvez tenha sido por isto que me apaixonei por este clube quando me comecei a intereçar por bola! Esta garra e esta determinação têm de correr nas veias de um verdadeiro portista e nas minhas ela não falta.
Homens como André, Paulinho Santos, Jorge Costa, Bruno Alves nunca foram os mais dotatos técnicamente, mas sempre dos mais amados pelos adeptos, pois incorporavam esta mistica portista como poucos.

Este ano nunca tinha visto tal coisa no meu Porto! Os jogadores pareciam todos amorfos e resignados ao facto de jogarem mal e não ganharem... mas algo mudou!

No passado domingo vi um jogador (o Fernando) ser expulso depois de responder a uma provocação (claramente premeditada e que resultou no que o colombiano queria) e gostei... Por norma não aplaudo expulsões, muito menos por picardias, mas esta é diferente... Nesta eu vi um jogador "à Porto" a ser duro e a mostrar a todos que, de azul e branco ao peito, não se vira a cara à luta, combatendo tudo e todos. Teve azar, pois o condicionado Proença (era isso ou levar um processo em cima do bebé chorão) decidiu exageradamente expulsa-lo. No entanto fica a atitude que me agradou.


E ontem, no meio de tanto sofer vi o Porto, FINALMENTE esta época, ser PORTO!!! O Nápoles dizimou-nos durante cerca de uma hora e tivemos sorte (e algum saber de Fernando, Mangala e Fabiano) em não sofrer mais um ou dois golos. No entanto os jogagores mostraram de que matéria é feita um portista... de sofrimento, luta, suor e dedicação.
Não foi um jogo brilhante, longe disso, mas foi um jogo de garra, onde os jogadores conseguiram ser humildes, sofrer e tornarem-se ainda mais fortes.

Para além dos jogadores parece-me importante também frisar o treinador... Não deixou andar para ver o que ia dar... Um homem com tantos anos de casa sabe exactamente o que é "ser Porto" e sabe que temos OBRIGAÇÃO de vencer. Arriscou, foi para cima deles e foi feliz. Não ganhou sozinho, mas foi o impulsionador da vitória (eu sei que foi um empate)! Mostrou claramente que é UM TREINADOR À PORTO e isso ninguém lhe tira.
 Agora é continuar o trabalho feito até aqui... Continuar a lutar (o Belenenses é o próximo) e a mostrar verdadeiramente  quem somos e o que somos.
 

Ontem saímos de campo não com uma alma nova, mas com a alma reestabelecida, pois ISTO É PORTO!


Nenhum comentário: