30 de abril de 2009

Alentejo, aqui vamos nós...


Mais 20 minutos e lá vamos nós à aventura para as terras que ficam alem do Tejo...

29 de abril de 2009

Noite em Évora


Tal como já vos tinha dito, no próximo fim de semana vou estar em Évora com um grupo de amigos. Apesar de irem casais e alguns deles com filhos, vamos uns quantos prontos para a noitada...

Assim, e não conecendo eu muito bem a "noite" de Évora venho-vos pedir ajuda... Onde vale a pena ir com a malta?

Aproveito e convido-vos também para sairem com a malta.
Noites a sair: 5ª feira, 6ª feira e sabado.

24 de abril de 2009

20 de abril de 2009

Viajem ao passado

Não é para ser melancólico, mas hoje enviaram-me um mail com isto e não resisti em partilhar com os amigos e companhia...
Lembram-se de como se chamava antigamente o chocolate Twix???
Lembro-me perfeitamente de ir à "Dona Ana" comprar destas (que diziam que continham droga).
Com uma destas:
comprava uma destas:
As melhores eram as de morango e as de laranja. Com os pacotes maiores (as Super Gorila) conseguia-se encher a boca e fazer balões do tamanho de hoje e de amanhã.
Tantos flocos de neve que eu papava...
... e Chiclets... Após comer as pastilhas todas soprava-se por um dos lados do pacote e aquilo fazia um barulho super irritante.
E as saudades que eu tenho das Petazetas!!! Enchia-se a boca com esta coisa e aquilo fazia uma barulheira louca... Claro que tínhamos de abrir a boca para se ouvir muito alto.
E os diamantes? que faziam salivar que fartava!
Sugus... ainda há por aí à venda, mas agora já não se colam aos dentes como antigamente.e as belas bombocas? Ainda hoje quando encontro compro logo umas 2 ou 3 caixas.
Deste lembro-me especialmente de quando os bebia na praia... na praia da rocha em Portimão. Gostava muito do Capri-Sonne de laranja.
E as festas? As lições nº 100? Havia sempre alguém que levava uma torta Dancake que marchava que era um instante... Eu adorava as de amendoim... nunca mais vi dessas à venda!
Qual MP3 qual carapuça... Gravar musicas nas mixtape directamente da rádio é que é de homem.
Playstations? Consolas? Computadores de 3Gigas de memória e placa gráfica para jogar jogos? Isso não tem piada nenhuma... Quem nunca perdeu 10 minutos par acarregar um jogo e chegar ao fim e aquilo não dar, não sabe o que é divertimento!
Tulicreme... estes ainda eram antes de porem na caixa o parvo do urso... O de cacau era muito bom. O de avelã nem por isso...
TOU!!!!!!!!!!!!!!!! Lembram-se onde é que isto saía?
"Toma e não gastes tudo em doces"... lembram-se de ouvir? Hoje não chegava para pagar um café!
E os pega monstro? Já não fazem coisas divertidas como antigamente! Atirava-se estas coisas e pegava-se a tudo... Ficavam cobertos de pêlos e cotão (mesmo nojentos), mas o fantástico é que depois de lavados com água e sabão ficavam como novos. Na Santa Clara chegaram a ser proibidos pois deixavam as paredes sujas.
E as modas parvas? Lembro-me perfeitamente desta:
E os jogos de tabuleiro? Hoje os putos nem sabem jogar ao monopolio... Lembram-se do panilas do "Sabichão"? Lá em casa havia 2 (pelo menos)... e penso que estraguei os dois para eles dizerem mentiras.
E quem se lembra dos gelados FÁ??? No Verão não podiam faltar no congelador. A "Dona Ana" também vendia disto com se fossem pãizinhos quentes...

Fim da viajem!

14 de abril de 2009

1, 2 e 3 de Maio






Nos dias 1, 2 e 3 de Maio irei com um grupo de amigos visitar o Alentejo.
A ideia é sairmos do Porto no dia 30 de Abril por volta das 18h e irmos jantar a Almeirim.
Chegados a Évora irei mostrar os quartos ao pessoal! Depois, quem quiser ir dormir que vá, quem não quiser vem pros copos comigo!!!


Dia 1 de Maio será o dia para conhecer Monsaraz. Mas antes disso, de manhã, iremos visitar Arraiolos!
A tarde ficará reservada para Monsaraz...

Sabado, dia 2 de Maio será inteiramente dedicado a Évora! A cidade museu, Património Mundial, tem muito para ver...
Os locais a visitar serão:
- Porta de D. Isabel
- Praça do Sertório
- Praça do Giraldo
- Templo Romano
- Jardim Diana
- Catedral
- Zona envolvente da Catedral
- Largo da Porta de Moura
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Igreja da Misericordia (se estiver aberta e sem defuntos)
- Judiaria
- Mouraria
- Igreja da Graça
- Largo de S. Francisco
- Igreja de S. Francisco
- Capela dos Ossos
- Jardim Publico
- Aqueduto da água de prata
- Muralha exterior e portas da cidade (Porta de Alconchel, Porta do Raimundo, Porta de Machede, Porta de Aviz, Porta da Lagoa)


Para domingo, dia 3 de Maio, para além do regresso ao Porto a meio da tarde, pensei em ir-mos visitar Vila Voçosa. A ideia é irmos a Vila Viçosa de manhã visitar o Paço Ducal, o castelo e a vila. À volta para Évora iremos parar no Alandroal e almoçar no restaurante "A Maria".


Desde já convido todos aqueles que se quiserem juntar ao pessoal que vai viajar do Porto a fazerem-no... O pessoal troca os BB pelos VV, mas é boa gente.

3 de abril de 2009

Férias na Páscoa


Desta vez vou estar mesmo de férias na Páscoa (mais propriamente antes da Páscoa) e viver a Semana Santa e o Tríduo Pascal com mais recolhimento que o ano passado! Para muitos não passa de mais uma semana com um feriado na sexta feira, para mim e para os cristãos é muito mais que isso. É nesta semana que celebramos a nossa Fé!
A Semana Santa é o centro da Fé Cristã, como tal deve ser (se possivel) vivida de forma especial.

Não vou aqui replicar o texto que coloquei noutro blogue, por isso convido-vos a todos a darem uma olhada a:

Semana Santa e Tríduo Pascal



1 de abril de 2009

Café... essencial à vida!


O liquido a que chamamos café, não é mais que água quente passada por café muído para adquirir os seus sabores e aromas. Básicamente, água suja!!!
Em Portugal e Itália bebe-se café expresso. Por essa Europa fora é dificil arranjar um café de jeito (quem viaja para fora sabe o que falo)... Na maioria desses países o café é um copo grande cheio de chá de café e não o "nosso" expresso! Se pedirmos um expresso muitas vezes trazem-nos a mesma porcaria de café, mas em menos quantidade!
Nos Estados Unidos bebem também uma mistela mais parecieda com Mucambo, mas os americanos são mais refinados... juntam muitas vezes leite e sabores!!! Café com sabor a baunilha, caramelo, etc, são muito comuns do outro lado do Atlântico.

Para muitos de nós o café funciona como estimulante, mesmo que já não faça grande efeito (falo por mim), mas sem o qual não conseguimos "viver". Eu tomo uns 4 por dia e tenho de me conter para não serem mais!


E tu, quantos tomas por dia?